Morre Jorginho Santos

Faleceu no último domingo, dia das mães, vítima de complicações renais, o cantor e compositor montesclarense Jorge Santos.

 Jorginho Santos, como era conhecido, foi durante toda a vida um artista engajado politicamente, afinado com as causas populares e com os movimentos sociais.


 


Foi durante anos militante do PCB, aderindo ao PPS quando da mudança de nome. Participou de festivais de música por vários estados do país e gravou diversos CDs.


Nos últimos tempos vinha desenvolvendo uma postura crítica em relação aos rumos do PPS, tendo se decidido por romper com a sua orientação política.


 


Em contato com a direção do PCdoB de Montes Claros, decidiu se filiar ao Partido, fato que veio a se consumar no último dia 5 de maio, por ocasião do Encontro Macro-regional do PCdoB do norte de Minas. No ato festivo que se seguiu ao Encontro, Jorginho Santos anunciou a sua filiação ao PCdoB, na presença da deputada federal Jô Moraes. Nesse dia, cantou uma música para marcar a sua filiação.


 


Na quarta-feira, dia 9 de maio, o artista passou mal em casa. Levado ao hospital, entrou em coma e faleceu no último dia 13, sendo velado e sepultado por diversos artistas de Montes Claros, além de uma legião de populares e familiares.


Jorginho Santos foi enterrado envergando no peito um bottom do PCdoB, a pedido da família. Segundo seus familiares, ele estava “muito orgulhoso” por ter entrado para o PCdoB.


 


A Câmara Municipal de Montes Claros, a pedido do vereador Lipa Xavier, fez um minuto de silêncio em homenagem ao artista e aprovou uma moção de pesar a ser encaminhada à família.


 


 


Lipa Xavier