Movimento Negro busca parceria do Estado para Congresso Regional de Negros e Negras

 


Representantes da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), CAFUNDÓ – ANANIN e do Instituto Mocambo, em reunião com a secretária de Justiça, Socorro Gomes, apresentaram documento base do Congresso Nacional de Negros e Negras, que aco

Setorial de Negros e Negras do Pará busca parceria do Estado para Congresso Regional



Representantes da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Instituto Mocambo e Cafundó-Ananin, em reunião com a secretária de Justiça, Socorro Gomes, apresentaram documento base do Congresso Nacional de Negros e Negras.


 


Regionalmente, o encontro acontece em Belém, em janeiro de 2008. A visita foi para pedir apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para o Congresso.


 


Os representantes do setorial explicaram que a busca de parceria junto ao Governo do Estado, é no sentido de fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas para a comunidade negra.


 


De acordo com eles, o censo do IBGE de 2000, registra no Pará, 78% de negros e 22% que se consideram brancos, demonstrando a necessidade de se buscar efetivamente a igualdade racial.



Disseram que as cotas universitárias são um exemplo do desrespeito histórico com os negros no Brasil. Mas, que funcionam como uma ação emergencial, afirmativa do governo para com a comunidade. “Queremos igualdade nas áreas da saúde, educação, cultura e política”, afirmaram.


 


A secretaria de Justiça, Socorro Gomes, disse que o Pará neste novo governo tem um compromisso democrático e de respeito com todas as comunidades, e, sobretudo, com as comunidades negras.


 


De Belém,
Bernadete Barroso