Um partido revolucionário se constrói vencendo desafios

Por Milton Barbosa de Almeida*


 


O PCdoB vive uma fase promissora de sua existência só comparável ao período imediatamente posterior ao final da 2ª Guerra Mundial em 1945. As possibilidades de crescimento e de ampliação de nossa in

Por meio dessa participação e da intensificação da luta social, vamos acumular forças e energia nos aproximando de objetivos estratégicos fundamentais a curto e médio prazos: a soberania nacional, o desenvolvimento com valorização do trabalho e a integração progressista da América Latina. Esse é o caminho que se abre, em nosso continente, em direção ao futuro socialista.


 


Os novos desafios exigem um Partido mais aberto ao povo e sua realidade social, econômica e cultural. Um partido comunista capaz de compartilhar com o povo seus melhores valores e tradições, sua energia criativa, sua capacidade de luta, seus sonhos de justiça e solidariedade.


 


O que devemos fazer para estarmos a altura de tão nobres desafios? Preparar e valorizar a militância é a nossa resposta. Em cada município de nosso estado precisamos de um partido mais ativo, dinâmico e integrado ao povo, sobretudo aos trabalhadores e às mulheres. Precisamos de um Partido capaz de governar. Mas para governar sem perder o rumo do socialismo e do comunismo são necessários dois grandes movimentos que se complementam: mantermos os valores, os princípios e a tradição revolucionária e renovar/inovando a política e a ação imediatas. Acumular forças para ir mais longe, emancipando da decadência do modo de vida capitalista, a vida e o trabalho.


 


Dentro destes dois movimentos de preparação dos militantes destaca-se, neste ano de 2007, a formação intensiva de todos os quadros intermediários que, na Bahia, somam mais de mil revolucionários, homens e mulheres de todas as etnias e de todas as regiões do Estado.


 


O Comitê Central do PCdoB decidiu e a Comissão Nacional de Formação preparou um Curso Intensivo de 16 horas de duração para ajudar os nossos militantes a dominar a nossa estratégia e tática atuais e a impulsionar de forma ousada a construção do Partido. Começaremos pelos dirigentes dos Comitês Municipais e Distritais (todos, sem exceção) e, em seguida, alcançaremos todos os filiados do Partido Comunista do Brasil na Bahia.


 


Tamanho desafio não pode ser vencido por um pequeno grupo de abnegados. Por essa razão, camaradas, estamos formando inicialmente uma equipe de pelo menos 50 comunistas que se encarregarão de auxiliar a Comissão Estadual de Formação nesta grande empreitada.  Nos dias 1, 2 e 3 de junho, camaradas vindos de todas as regiões da Bahia se encontrarão no Centro de Treinamento de Líderes em Itapuã, Salvador, para prepararem, coletivamente, as aulas que serão difundidas durante todo o segundo semestre deste ano. 


 


Um Partido Revolucionário se constrói vencendo grandes desafios.


 


*secretário estadual
de Formação do PCdoB/BA