Estudantes da Ufal ocupam reitoria e não aceitam diálogo

O grupo de estudantes que ocupou nesta quinta-feira (24), pela manhã, o gabinete da reitoria da (Universidade Federal de Alagoas) não aceitou se reunir com a reitora, Ana Dayse Dórea, e membros da administração da universidade para discutir suas reivindic

A reitora se reunirá nesta sexta (25) com ourtos membros da administração da universidade para decidir que medidas serão tomadas. O grupo deve passar a noite no gabinete.


 


De acordo com a assessoria, os manifestantes quebraram portas e janelas do gabinete, agrediram o fotógrafo da assessoria de comunicação e trocaram insultos com funcionários. A reitora disse, à assessoria, que não pode admitir “atos de violência contra funcionários públicos e a depredação de um patrimônio coletivo”.


 


Os estudantes são contra a reforma universitária; querem que a escola técnica agrotécnica seja voltada para os interesses da agricultura familiar (e não a monocultura da cana-de-açúcar); pedem a ampliação do restaurante universitário e da residência universitária, além de uma creche gratuita nas dependência da universidade; e são contra os cursos pagos e a cobrança de quaisquer taxas acadêmicas.


 


Os alunos chegaram a levar pessoas ligadas ao MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) para ocupar a reitoria. De acordo com a assessoria de imprensa, existem faixas de apoio à ocupação da USP espalhadas pelo prédio.