Escola pública recebe nome de militante do PCdoB

Uma homenagem à história de luta de uma militante comunista. Foi nesse sentido que a Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta segunda-feira, 28/05, a Escola Municipal Josiany França.

    A nova unidade escolar foi comemorada pelos comunistas que viram a luta de Josy pelo socialismo reconhecida. A professora mineira era militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e atuava na luta sindical, como diretora do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas).


 


    Essa liderança do Triângulo mineiro era incansável na busca da sociedade socialista. Josy era professora de História da rede privada e municipal de Uberlândia. Enfrentou greves e paralisações em busca de melhores condições de trabalho ao lado de sua categoria. Essa guerreira militante foi diretora do Sinpro Minas, durante três gestões, e representava o Sindicato no Conselho Municipal de Educação. Josy foi vítima de um acidente de carro em 2003, quando voltava de uma atividade promovida pelo PCdoB em Belo Horizonte.


 


    A Escola Josiany França irá beneficiar cerca de 900 alunos de seis anos até a oitava série do ensino fundamental. Foi investido para concretização da obra mais de R$1,6 milhão que atende aos princípios de acessibilidade, possuindo 15 salas de aula, laboratórios de ciências e de informática, sala de vídeo, biblioteca, setores administrativo e de serviços, refeitório, pátio coberto, quiosque e quadra coberta.


 


de Belo Horizonte


Mariana Arêas