PCdoB realiza plenária vitoriosa no Pará

Aconteceu nessa quarta-feira dia 30 de maio uma vitoriosa plenária da militância comunista paraense com a presença do secretário nacional de organização Walter Sorrentino do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil.


Cerca de cem militântes da capital e dos municípios próximos da região metropolitana de Belém participaram da plénaria. O evento contou ainda com a participação de frentes de organização, institucional e de massas do Partido.


 


A mesa foi composta pela presidente estadual do PCdoB – PA, Leila Marcia,  pelo presidente do Comitê Municipal de Belém, Leandro Schilipake e pelo secretário de Organização do Comitê Central do PCdoB, Walter Sorrentino.


 


Walter Sorrentino falou sobre a conjuntura nacional, a luta pela construção de um projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho buscando o êxito do governo Lula e a nova tática eleitoral do PCdoB.


 


Segundo Sorrentino, o Partido precisa crescer eleitoralmente para jogar mais papel no cenário nacional, é preciso ir ao povo em diversos seguimentos da sociedade, inaugurando uma nova fase de acumulação de forças na luta eleitoral. No quadro atual o PCdoB representa 3,8% do eleitorado brasileiro, e para superar isso é preciso lançar candidatos no campo majoritário e lançar chapa própria no atual quadro político.



 


''Os comunistas no Brasil inauguram uma nova dinâmica eleitoral, lançando vários candidatos nas capitais abrindo as portas do partido para os seguimentos da luta do povo'', enfatizou Sorrentino.


 


Porém para os comunistas não basta somente a luta eleitoral é preciso combinar a luta do movimento social e da organização partidária em torno de um projeto politico unificado do Partido. É preciso descer mais para base buscando penetrar nas camadas mais populares.


 


Sobre a organização partidária foi abordado o investimento que o partido nacionalmente tem feito no campo da formação e da comunicação e propaganda, através dos cursos intensivo de formação de quadros intermediários, diário vermelho, tv vermelha, classe operaria entre outras ações.


 


Em seguida o Comitê municipal de Belém através de seu presidente municipal Leandro Schilipak, fez um breve relato sobre o cenário municipal de Belém, falando do desastre que tem sido a administração do prefeito Duciomar Costa.


 


A gestão municipal vai de mal a pior, os postos de saúdes sem remédios, os serviços sociais abandonados entre outros transtornos que tem passado o povo de Belém devido à política conservadora do prefeito, enfatizou Leandro.


 


É preciso buscar uma alternativa ampla e de esquerda em Belém, com um outro projeto, com inclusão social, ao mesmo tempo que resolva os problemas do povo e da cidade.


 


Para isso, o PCdoB no Pará e em Belém, tem que crescer incorporando em suas fileiras diversas lideranças do povo com densidade e influência política e eleitoral.


 


A militância se manifestou enfatizando a necessidade do Partido lutar por uma ampla vitória política, no sentido de colocar o PCdoB em outro patamar da luta eleitoral no Estado.


 


 


De Belém,
Moisés Alves