PT cria espaço na web para intercâmbio de gestores e vereadores

O Partido dos Trabalhadores inaugurou três fóruns virtuais com os quais pretende compartilhar experiências, idéias e projetos elaborados por vereadores e gestores petistas. As páginas, por enquanto, são de acesso restrito aos petistas, mas podem acabar

Gestores e vereadores petistas de todo o Brasil já têm disponível um espaço específico na internet para troca de experiências, consultas, sugestões e informações que podem embasar suas ações nos municípios.


 


A Secretaria de Assuntos Institucionais (SNAI) do PT, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), criou três novos instrumentos no site da FPA para permitir esse intercâmbio. Um deles é a Página de Vereadores, que reúne relatos de iniciativas, experiências e atividades enviadas pelos parlamentares, além disponibilizar textos e referências bibliográficas sobre a atuação parlamentar.


 


Nos mesmos moldes, foi criada também a Página dos Gestores, que traz uma compilação de programas e projetos desenvolvidos por prefeituras administradas pelo PT nos seguintes eixos temáticos:


– comunicação, participação cidadã e controle social;
– desenvolvimento local sustentável e geração de emprego e renda;
– políticas sociais e de garantia de direitos;
– gestão ética, democrática e eficiente;
– o conceito de território, o planejamento e financiamento dos municípios;
– a cidadania cultural e a participação popular.


 


Em ambas as páginas, há um espaço para que gestores e vereadores enviem informações sobre seus projetos e suas experiências, desde que tenham relação com algum dos eixos acima.


 


Rede inédita


 


A terceira iniciativa é a construção de uma rede on-line inédita entre a SNAI e as secretarias estaduais de Assuntos Institucionais do PT. Por meio de uma senha, os secretários estaduais estarão interligados por uma página na internet, onde poderão debater, trocar informações, fazer consultas e tirar dúvidas com a Snai e entre si.


 


A idéia, segundo a secretária de Assuntos Institucionais, Marinete Merss, é que este projeto, ainda em fase piloto, evolua para ligar à rede todos os vereadores e gestores petistas do país.


 


“O PT tem uma capilaridade muito grande e necessita de uma forma ágil de comunicação, com troca informações e subsídios para a atuação de seus quadros e para resolver problemas locais”, afirma Marinete. Algumas das principais demandas, segundo ela, estão relacionadas a temas como orçamento/finanças e a área social.


 


Inicialmente, somente os secretários estaduais terão acesso à rede e farão a intermediação com os vereadores e gestores locais. Mas, à medida que a experiência funcionar bem, no médio prazo, a rede será ampliada.


 


“A informação é muito importante na formação das pessoas. Estamos colaborando com ferramentas para melhorar a nossa própria elaboração política”, avalia a secretária petista.


 


Selma Rocha, diretora da Fundação Perseu Abramo, lembra da necessidade de sensibilizar os municípios a enviarem suas contribuições para as páginas.  Segundo ela, há uma grande demanda para este serviço agora disponível, uma vez que, dos cerca de 3.600 vereadores petistas no país, em torno de 1.700 são os únicos representantes do partido em suas respectivas câmaras legislativas, e muitos deles não contam com assessoria para auxiliar na elaboração de projetos e pesquisas.


 


“Temos como objetivo proporcionar formação dessas pessoas a partir das necessidades que elas próprias trazem”, diz Selma.


 


Marinete afirma que esses espaços auxiliarão também na reflexão sobre o modo petista de governar, que deverá agregar, além das iniciativas locais, as experiências do governo Lula.  “Ainda há um modo petista de governar? Será que estamos conseguindo pensar nosso país a partir do município?”, questiona a secretária. Esse debate, de acordo com ela, será feito também no Encontro de Gestores do PT, programado para novembro deste ano.


 


Fonte: PT