Comunistas de Itinga fazem manifestação e alertam a população
Além de estudar a criação da UJS local, comunistas organizam protesto e vão para as ruas defender os trabalhadores e a comunidade local.
Publicado 05/06/2007 14:27 | Editado 04/03/2020 16:52
No dia 26 de Maio de 2007, o diretório do PCdoB de Itinga, na região do vale do Jequitinhonha, se reuniu com simpatizantes e 32 jovens para estudar a proposta de criar um núcleo da União da Juventude Socialista (UJS) na cidade.
A proposta foi debatida e bem aceita pelos participantes da reunião. A possibilidade de levar em frente a criação da UJS em Itinga deverá ser também discutida com membros da direção estadual da entidade.
Ainda na reunião, se discutiu a questão da Emenda 3, e ficou definido um manifesto para o dia 31de Maio. Outro ponto que foi tratado na reunião foi a tramitação do projeto de lei na câmara municipal que extingue o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) do Município, deixando assim a porta de entrada para a Copasa em Itinga.
Com a aprovação do manifesto contra a Emenda 3 e contra a extinção do SAAE, o PCdoB foi às ruas para alertar a população dos acontecimentos do país e do município, uma vez que a população em sua maioria não estava à parte destes projetos de lei em tramitação.
No dia 31, com a presença de aproximadamente 80 pessoas, a manifestação percorreu a cidade alertando sobre a Emenda 3, a extinção do SAAE e distribuindo o jornal “A Classe Operária”. O manifesto foi seguido por um carro de som com músicas à caráter como: Caminhando e cantando, Planeta água e Meu país, acompanhados de gritos de ordem a respeito dos temas.
A presidente do PCdoB de Itinga, Valdirene Souza Dias Rocha, diz que “a nossa avaliação foi a melhor possível, no sentido de que verificamos que a população começou a se interessar pelo que está acontecendo. Foi um reboliço geral, apesar de o movimento ter tido a presença de aproximadamente 80 pessoas, despertou a curiosidade da população e quem não foi por um motivo ou outro, não reprovou a nossa iniciativa, pelo contrário, aplaudiu, parabenizou e entrou na discussão”.
Valdirene diz que outro ponto positivo com a manifestação foi que ela provocou discussão entre os vereadores que tem intenção de votar a extinção do SAAE de Itinga.
A votação do projeto de lei que extingue o SAAE será votado nesta terça-feira 05/06/07 às 14h na Câmara Municipal de Itinga-MG. Agora o debate contará com a presença do povo, alertado pela manifestação que vai buscar a defesa dos seus interesses.