“Escritórios do Ibama no Amazonas permanecem”, garante presidente do órgão

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão da Amazônia, obteve garantias dos presidentes interinos do Ibama, Bazileu Margarido Neto, e do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobian

A deputada estava preocupada porque matéria veiculada no Jornal Correio Braziliense anunciava o fechamento de vários escritórios do Ibama em todo o país, entre eles os cinco do Amazonas. Segundo a matéria, a maioria desses escritórios passaria a ser unidades do Instituto Chico Mendes, que será focado na gestão das Unidades de Conservação.


 


Vanessa defendeu que a gestão das Unidades de Conservação não pode ganhar prioridade em detrimento da fiscalização realizada pelo Ibama. “Os dois serviços têm que ser prioridades, principalmente na Amazônia”, disse. E ouviu de Bazileu: “A prioridade do Ibama é o Norte e o Nordeste do país. Só haverá escritórios fora dessas regiões onde o Instituto tiver atribuição federal”. 


 


De Brasília,
Bety Rita Ramos