Tocha do Pan-Americano chega no Recife

O símbolo maior dos Jogos Pan-Americanos chegou hoje no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre por volta das 10h30, com cerca de uma hora e meia de atraso. A tocha foi trazida pelo embaixador do

A chama, recebida com festa e expectativa no aeroporto, foi entregue ao prefeito do Recife, João Paulo, e depois repassada à Prefeita de Olinda, Luciana Santos. Uma coletiva de Imprensa foi realizada antes que o símbolo cumpra o seu roteiro nas duas cidades: ela passará por nove bairros de Olinda e 21 no Recife, entre pontos turísticos e comunidades. A cidade é a nona a integrar o revezamento no País. A chama representa os ideais olímpicos de paz, amizade e integração entre os povos através do esporte.


 


PERCURSO – A tocha segue para Olinda em carro de Bombeiro. Em frente à Prefeitura de Olinda acontece a primeira cerimônia, com a presença da prefeita Luciana Santos (PCdoB). Depois, terá início o revezamento. O primeiro condutor será o rabequeiro Mestre Salu.
Outras duas paradas estão programadas durante o percurso. Uma no Palácio do Campo das Princesas, onde a tocha será recebida pelo governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), e acontecerá um show com o forrozeiro Josildo Sá. A segunda no Geraldão, com a presença de dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino e do projeto Círculos Populares de Esporte e Lazer.


 


O encerramento do revezamento será no Marco Zero, no Recife Antigo. O maestro Spock, o último condutor, vai entregar a tocha ao prefeito João Paulo (PT), que vai acender a pira. Depois, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e os passistas da Escola de Frevo do Recife comandam a festa que tem como tema os “100 anos do Frevo”.


 


Durante o percurso de 46 quilômetros, que vai passar por 30 bairros do Estado (nove em Olinda e 21 no Recife), são cinco pólos de animação, com atração cultural: em Campo Grande, na Torre, na Avenida Abdias de Carvalho, na Avenida Boa Viagem e em Brasília Teimosa.


Fonte:  Folhape