Aperipê monta esquema especial de transmissão dos festejos juninos

O sistema Aperipê de rádio e televisão montou uma ampla cobertura dos festejos juninos de Sergipe. A maior festa da cultura popular sergipana, que promete agitar o Estado até o fim de junho.

A cobertura teve início no dia 31 de maio, com a abertura do São João de Areia Branca. No dia 03 de junho a Aperipê TV entrou com uma reportagem especial no Jornal da Cultura, da TV Cultura SP. Já no próximo dia 22 de junho, o programa ‘Sem Censura', uma das principais atrações da TVE Brasil, será apresentado direto de Aracaju para todo o Brasil.


 


A cobertura da Aperipê TV prossegue até o dia 30 de junho com transmissões ao vivo dos dois grandes eventos juninos da capital, o Arraiá do Povo, de 1º a 14 de junho, e o Forró Caju, de 15 a 29, além de algumas das apresentações programadas
para os quatro pólos do São João do interior do Estado: Areia Branca, Estância, Capela e Muribeca.


 


''Trabalharemos com nossa Unidade Móvel de Jornalismo e, em algumas cidades, transmitiremos através de satélite. Somente em termos de pessoal técnico, contaremos com vinte profissionais atuando nesta transmissão'', disse o diretor operacional da Aperipê TV, Jefferson Andrade. ''O telespectador vai se sentir como se estivesse no local de cada festa, tanto em termos de qualidade da imagem e som quanto da informação que o nosso jornalismo vai oferecer. A direção da Aperipê não está medindo esforços para transmitir a festa com a maior qualidade possível'', explica o diretor.


 


Identidade cultural


 


A cobertura do São João na Aperipê TV não se limitará às transmissões dos eventos de massa que alavancam os festejos juninos de Sergipe. As peculiaridades culturais das diversas regiões do Estado serão trazidas à tona ao longo de toda a programação
em entrevistas e reportagens especiais elaboradas pela equipe de jornalismo da emissora e ainda através de vinhetas que contarão com a bem-humorada participação de uma dupla de personagens muito especial: os ''caipiras'' Tonico e Tonho, interpretados pelos atores Kassem Afif e Odécio Antonio.


 


''Vamos ressaltar o aspecto cultural de cada cidade, o que elas têm de mais autêntico em suas manifestações culturais e em toda a movimentação que o São João provoca, toda a dimensão que a festa tem para cada uma delas'', explica a diretora-geral
da Aperipê TV, Claudia Endlein.


 


Rádios terão programação especial


 


O São João também vai esquentar a programação das rádios Aperipê AM e FM. As duas emissoras vão trabalhar em parceria para levar aos ouvintes o melhor dos folguedos, na capital e no interior. Com uma equipe conjunta formada por 12 profissionais entre produtores, repórteres, técnicos de áudio e estagiários, as rádios do sistema Aperipê vão levar ao ar muita música regional e informações sobre os grandes eventos juninos do Estado.


 


A programação jornalística das rádios contará com chamadas que irão ao ar de meia em meia hora nos dias de transmissão, trazendo informações em tempo real sobre o que está acontecendo nas festividades. E não vai faltar forró durante todo o período junino para o ouvinte que sintonizar a 104,9 FM e a 630 AM, que detêm um dos maiores acervos de música nordestina do Estado.


 


Na Aperipê FM, o xote, o baião e o xaxado ditarão o ritmo durante todo o mês de junho. Em toda a programação normal da rádio, os ritmos tradicionais do nordeste vão marcar presença a cada hora com um bloco especial de 15 minutos. E todas as noites, o programa Especial das Dez será inteiramente dedicado aos sanfoneiros, trios de forró e outros artistas populares que fizeram e continuam a fazer a história da música nordestina de raiz.


 


Nas vésperas de Santo Antônio e São Pedro, o programa se estende até as 6h do dia seguinte, e um presente especial está reservado aos ouvintes na véspera de São João: uma maratona de nada menos que 30 horas de forró que vai da noite do sábado (23) até a manhã da segunda-feira (25).


 


''Desde que a nova direção da Aperipê assumiu, nossa principal preocupação tem sido fortalecer nossa identidade cultural, e o ciclo junino é uma parte muito importante disso'', disse o diretor da Aperipê FM, Patrick Torquato. ''A gente sabe que o rádio
é muito procurado nesse período. Por isso, preparamos uma programação musical voltada para os festejos juninos. Sempre que o ouvinte quiser ouvir um bom forró, vai encontrar na Aperipê FM'', assegura o diretor.


 


A diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, garante que esta será a maior cobertura dos festejos juninos já realizada pelo sistema Aperipê. ''Estamos superando as limitações que encontramos ao chegar na fundação para oferecer aos
sergipanos um retrato amplo desse novo momento que o Estado vive. Essa é a nossa forma de contribuir com a maior celebração cultural da nossa gente'', afirmou Indira.


 


Fonte: ASCOM/Aperipê TV