Pará inicia ação de combate ao subregistro

O projeto Semente da Cidadania que tem como foco as crianças de 0 à 03 anos de idade no acesso  ao documento de certidão de nascimento, inicia nesta sexta-feira, 15, pelo municipio de Marituba, no Pará.

O projeto Semente da Cidadania que tem como foco a promoção da cidadania para as crianças de 0 à 03 anos de idade buscando o acesso  ao documento de certidão de nascimento, inicia nesta sexta-feira, 15, no município de Marituba (Pa), de 09 às 17h, na escola Fernando Ferrari.


 


O Semente da Cidadania é coordenado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através do Projeto Cidadania. A ação acontece nos dias 15, 16 e 17 de junho e a expectativa é atender cerca de 5 mil pessoas.


 


Perdendo apenas para o Estado do Amazonas, o Pará apresenta índices expressivos de subregistros, 31,5% no total. De acordo com dados do Sistema de Informação de Nascido Vivo – SINASC, os municípios de Cumaru do Norte, Nova Esperança do Píria, Santa Maria das Barreiras, Garrafão do Norte, Marituba, Anapu, São Francisco do Pará, Prainha, Senador José Porfírio e Cachoeira do Píria são os dez mais críticos.  Entre eles, o de Marituba é o mais grave, com 1507 casos.


 


De acordo com Moises Alves coordenador do projeto, o objetivo do Semente é erradicar o subregistro no Pará. Os dados são alarmantes, existem municípios que chegam a atingir o índice de mais de 90%, colocando o Pará em segundo lugar no ranking nacional, e isso precisa mudar, disse.


 


O Projeto Cidadania também atenderá o público adulto na emissão de documentos como a carteira de identidade e a carteira de trabalho, além de serviços fotográficos para documentos. A ação também prevê orientação jurídica.


 


De Belém
Bernadete Barroso