Seminário sobre Gestão das águas no Ceará: 2º módulo

O segundo módulo do seminário “Gestão das águas no Estado do Ceará”, que aconteceu na terça feira, 12/06, discutiu a acessibilidade e qualidade da água. Durante a abertura o deputado Lula Morais falou sobre a responsabilidade da sociedade na preservação d

O seminário contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, que destacou a importância da água tratada na prevenção de várias doenças, inclusive em relação a dengue que há anos é uma preocupação no Estado. Outro ponto ressaltado pelo secretário de saúde foi a má distribuição da água como fator de proliferação de doenças no Ceará. “Nos bairros e municípios em que a oferta de água é menor há uma maior necessidade de armazenamento, que nem sempre ocorre de maneira correta, e isso favorece o aparecimento de enfermidades”, afirmou. A reunião teve uma grande participação da Câmara Municipal de Quixadá. Nas intervenções foram destacadas, entre outras propostas, a constituição de um Fórum permanente para aprofundar a discussão sobre esta questão e inclusão da educação ambiental como disciplina obrigatária nas escolas.


           


O processo de eutrofização que é a contaminação da água por elementos tóxicos devido ao aparecimento de algas nocivas à saúde humana, tendo como uma das causas falta de tratamento adequado, foi ressaltado pela debatedora Neuma Buarque como um fator preocupante. “O consumo de água contaminada por estas algas podem causar doenças graves que atacam o fígado e o sistema nervoso central. 80% das doenças têm origem hídrica”, enfatizou a representante da Cagece.


           


Uma das soluções apontadas para resolver o problema da escassez foi a construção de cisternas de placas que, além de serem mais baratas do que o investimento feito em carros pipas, garantem uma água de melhor qualidade, pois nem sempre este tipo de carro possue condições adequadas de armazenamento.


           


O próximo módulo do seminário acontecerá no dia 19 de junho e discutirá as Legislações Estadual e Federal.
 
  
Fonte: Assessoria Lula Morais