Kirchner manda recado a Londres: “Malvinas são argentinas”

O presidente argentino, Néstor Kirchner, afirmou nesta quinta-feira (14) que a Grã-Bretanha “pode ter ganhado uma batalha”, mas “nunca poderá tirar a razão e a justiça de que as Ilhas Malvinas são argentinas”.

Kirchner respondia a manifestações de triunfo que aconteceram em Londres nesta quinta-feira, durante a comemoração do 25° aniversário de rendição das tropas argentinas nas Ilhas Malvinas, no conflito no sul do Atlântico que os dois países mantiveram em 1982. O presidente também prestou homenagens “em nome de todos os argentinos” à “vida, luta e coragem dos moradores das Malvinas que lutaram pela soberania argentina até o último minuto e até o último segundo”.


 


O presidente argentino enfatizou que “foi uma vitória colonial, realmente inaceitável ante os olhos do mundo”, em resposta às afirmações da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher nos festejos do “Dia da Libertação” em Londres.



A ex-dama de ferro, que liderava o governo britânico durante o conflito com a Argentina, afirmou que a guerra foi uma “luta nacional magnífica”. Por outro lado, Kirchner destacou que durante a guerra “foram feridos crianças e oficiais argentinos, que lutaram por nossa soberania”.



Thatcher disse que “toda a nação celebrou o triunfo e deveríamos continuar celebrando sempre”, em uma mensagem de rádio que enviou aos habitantes das Malvinas pelo aniversário de 25 anos da derrota argentina.



Fonte: Ansa Latina