O prefeito em exercício, Luciano Siqueira, revela saldo da viagem à China

Depois de quase 20 dias em viagem à China, desembarcou hoje (20) no Recife, às 15h30, o vice-prefeito da cidade, Luciano Siqueira (PCdoB). O Líder comunista viajou no último dia 30 de maio junto com a Missão Empre

Ele foi recebido no Aeroporto dos Guararapes pelo presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Josenildo Sinésio, que cumpria tarefa como prefeito em exercício devido à ausência do prefeito João Paulo, também fora do País. Na ocasião, Luciano assumiu cargo do Poder Executivo Municipal até o retorno do Prefeito e aproveitou a oportunidade para contar ao Vermelho sobre os benefícios da visita à China.


 


VERMELHO – Brasil e China possuem histórias e culturas completamente distintas. Quais os aspectos principais que , hoje, unificam essas duas nações?


 


LUCIANO – Em dois pontos Brasil e China convergem bastante. O primeiro é que, considerando as devidas proporções, a China está no apogeu de seu crescimento econômico enquanto o Brasil está iniciando seu processo de crescimento. O segundo são nas questões mais políticas. Ambas as nações tem muita identificação no que se refere ao respeito sobre a soberania e identidade dos povos, além da luta pelo progresso, pela paz.


 


V – Na esfera das relações políticas podemos dizer que os desdobramentos dos contatos bilaterais são alvissareiros para os dois povos envolvidos?


 


L – Desde o primeiro mandato de Lula começamos a viver um novo momento, que, a cada dia, têm se aprimorado. A nova diplomacia do país tem nos ajudado bastante nas relações com outros países e a tendência é de crescimento e avanço.


 


V – A Missão Empresarial Nordeste do Brasil à China, que contou com mais de 120 empresários de diversas áreas da atividade econômica divulgou um balanço muito positivo da viagem. Como gestor público o  senhor tem a mesma avaliação?


 


L – Sim, tenho. Já consideramos a missão vitoriosa. Além disso, sabemos que nossa visita e nossas ações ainda terão muitos desdobramentos. Estamos esperando até novembro deste ano firmar várias parcerias entre o Recife e algumas empresas Chinesas.


 


V – Além da questão intrínseca comercial da Missão à China, houve interesse por parte dos chineses em assuntos relacionados ao desenvolvimento especificamente social de nossa região?


 


L – Muito interesse. Tive a oportunidade de ser recebido pelo Chefe do Birô para América Latina e Caribe do departamento de relações internacionais do Partido Comunista Chinês, Wang Hua. Fui neste encontro enquanto membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Já havia estado com ele há uns dois anos. Na nossa conversa ele mostrou-se extremamente informado e interessado sobre os problemas do Brasil e da América do Sul. Ele destacou ainda a importância entre união de Brasil e China e o quanto essa relação cimpre um papel importante na construção de um mundo multipolar como maneira de superar o quadro hegemônico Norte-Americano.


 


Do Recife,


Manuella Bezerra de Melo