Renan repudia insinuações da imprensa sobre suposta “chantagem”

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), rebateu nesta quinta-feira as matérias jornalísticas que relataram supostas chantagens feitas por ele junto a outros senadores para ser absolvido no processo disciplinar a que responde no Conse

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira, o presidente do Senado teria começado a fazer chantagens com os demais senadores, ameaçando divulgar seus problemas éticos para se livrar no processo disciplinar.



 
“Ameaças e insinuações não fazem parte da minha personalidade. Quem me conhece e convive comigo sabe muito bem disso”, rechaçou Renan Calheiros, acrescentando que não interpreta que o presidente Lula esteja advogando em sua defesa: “não preciso que ninguém me defenda. O que me defende sempre é a verdade. Esse processo é um processo esquizofrênico. Nós estamos vivendo uma crise com ataques diários , absurdos, que não têm nada a ver com o decoro (conforme a acusação feirta contra Renan)”. 



 
O presidente da Casa não quis opinar sobre quaisquer aspectos do novo plano de trabalho do Conselho de Ética, que esta quarta-feira adiou a votação do relatório sobre Renan para realizar mais apurações sobre sua defesa.



 
“Eu não tenho nenhuma preocupação com isso, isso é uma questão do Conselho de Ética. O que competia a mim fazer eu já fiz”, avaliou Renan Calheiros. Ele tentou configurar a crise em torno de seu processo como um processo de desestabilização contra o Senado, e afirmou que lutará para impedir mais desdobramentos.



 
E declarou não ter preocupação com quaisquer tipos de investigações que venham a ser feitas pelo Conselho de Ética.



 
“Estou disposto a enfrentar qualquer coisa para que prevaleça a verdade. Devassaram a minha vida, da minha família, dos meus filhos, expuseram as minhas vísceras, eu não permitir que levem ao Senado para uma crise institucional. Não permito que façam isso com nenhum senador, que devassem a vida de nenhum senador, o Conselho de Ética não tem poder para isso”, alertou.


 


Fonte: Último Segundo