Mobilizações em favor da transposição

O governador Cid Gomes quer fazer uma mobilização em favor da transposição, junto com os deputados estaduais.

O governador Cid Gomes (PSB) convidou um grupo de deputados estaduais cearenses para um encontro, no início da tarde de hoje (04/07), tendo como pauta a discussão de ações em defesa da transposição das águas do Rio São Francisco para as bacias do Nordeste Setentrional. O anúncio do encontro foi feito na sessão de ontem pelo deputado Welington Landim (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Transposição.


 


Na última segunda-feira, em Recife, o governador Cid Gomes e seus colegas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, trataram de um movimento de todos os Estados que serão beneficiados com a transposição, para justificar a obra desenvolvida pelo Poder federal, ainda sofrendo restrições de alguns segmentos políticos e da sociedade civil.


 


Entendem os governadores que é chegado o momento de mostrarem ao restante do Brasil a importância da obra de transposição de águas do Rio São Francisco, não apenas para a garantia do abastecimento humano das populações da região nordestina, como também o seu significado para o desenvolvimento econômico dos Estados nordestinos.


 


O deputado Wellington Landim, antes mesmo da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da obra defendeu a mobilização de todas as populações dos Estados beneficiados com a transposição no sentido de fazer frente a campanha contrária liderada por políticos baianos, mineiros e sergipanos, além de segmentos sociais, inclusive a Igreja. Esses movimentos, juntamente com as iniciativas judiciais, atrasaram o início da obra, agora abalada com a invasão do canteiro da obra por manifestantes contrários à sua execução.


 


Mobilizações idênticas à do governador Cid Gomes, no Ceará, devem ser efetivadas pelos governadores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, segundo ficou acertado entre eles, na última segunda-feira, em Pernambuco.


 


Os deputados federais cearenses e os dos Estados beneficiados com a transposição, também serão chamados a participar do movimento que, ao tempo em que justificará a sua importância para o Nordeste brasileiro, emprestará apoio ao presidente Lula contra as investidas contrárias à obra que deverão continuar até a sua real efetivação, visto que ainda estão mobilizadas as forças contrárias ao empreendimento.


 


Ontem, na Assembléia Legislativa, voltaram a falar na possibilidade de o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima vir ao Ceará para tratar da transposição. O ministro, antes de assumir a pasta da Integração, substituindo o cearense Pedro Brito, fez várias manifestações contrárias à obra, assim como representantes do Estado da Bahia no Congresso Nacional.


 


 


Fonte: DN