Vereador do PCdoB é autor da lei do ''Dia do Saci''

''Por que 'Hallowens' (Festa da Bruxas), duendes e gnomos? Viva esta Turma Boa!'', foi a frase utilizada pelo vereador Paulinho da Silva, do PCdoB de Chapecó, oeste de Santa Catarina, ao apresentar o projeto de lei do Dia Municipal do Sac

Para Paulinho, os brasileiros têm seus próprios mitos, que não ficam nada a dever a esses importados, comerciais, que são usados para anestesiar a auto-estima do nosso povo. ''Respeitamos os mitos dos outros, mas não queremos que eles sejam usados pela indústria cultural como predadores dos nossos'', afirma.


 


No folclore brasileiro muitos mitos e personagens desenham as fábulas e as tradições regionais. O Saci, a Iara, o Boitatá, o Curupira, o Mapinguari e muitos outros brasileiros legítimos estão aí para serem festejados, sem espírito comercial, como nossos legítimos representantes no mundo do imaginário popular e infantil, que podem ser encontrados nas ricas estórias muito bem representados pelo escritor Monteiro Lobato.


 


''Não queremos designar mais um dia no calendário mas sim, pretendemos que esta Lei venha de encontro a valorização da Cultura Popular Brasileira, permitindo que nossas crianças e jovens conheçam as riquezas de nossos personagem históricos, tendo neles as marcas legítimas de nossa cultura e história'', conclui Paulinho.


 


De Chapecó,
Jeferson Jonas Avila