Estudantes paraenses reconstroem UAP

Estudantes participam em massa do congresso de Reconstrução da União Acadêmica Paraense (UAP), entidade estadual universitária fechada pela ditadura militar.

Aconteceu de 30 de junho a 01 de julho no auditório da Universidade do Estado Pará o congresso de Reconstrução da União Acadêmica Paraense (UAP), entidade estadual de estudantes universitários fechada pela ditadura militar.


 


 



O congresso foi aberto pelo presidente deposto pelos militares há mais de 40 anos, Pedro Galvão que recebeu do coordenador do congresso Rodrigo Moraes o crachá de delegado do evento. Pedro solicitou aos congressistas que lutem para garantir a unidade do movimento estudantil, e após seu discurso, entregou o primeiro patrimônio da UAP depois de sua reconstrução. É um livro que conta a historia das lutas no período ditatorial.


 


 



Estiveram presentes na abertura também à diretora da União Nacional dos Estudantes (Une) Lúcia Stumpf, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Socorro Gomes, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcos Araújo, o advogado Mário Hesketh, representando a OAB-Pará, o estudante Marinelson Lima da UBES e a presidente do DCE da UEPA, Marcela Rodrigues.


 


 



Com a presença de mais de 200 estudantes foi eleito para presidir a entidade o estudante de historia da Universidade Federal do Pará, Henos Silva pela chapa bloco na rua que afirmou ''agora nossa tarefa e conduzir a luta dos estudantes com unidade como disse nosso presidente Pedro Galvão para termos um Pará e um Brasil mais justo’.


 


 


 


De Belém


Maillson Lima