UJS/AM tem 70 delegados no Congresso da UNE
O Amazonas está com uma expressiva participação no Congresso da UNE que está sendo realizado em Brasília até domingo (8). Entre delegados presentes no Congresso a bancada amazonense que integra o movimen
Publicado 06/07/2007 19:32 | Editado 04/03/2020 16:13
Mesmo não sendo uma das maiores delegações o Estado tem uma boa participação no Conune, é o que afirma o membro da UJS Manuel Andrade. “Somos pequenos quantitativamente comparando aos outros estados, mas somos grandes qualitativamente. Temos um nível de consciência elevada, com boas intervenções. Nós nos sobressaímos positivamente”.
O atual diretor da UNE AM/RR Renan Alencar é nome cotado para disputar o pleito da liderança regional da UNE que concorre com outras forças estudantis. E para presidente da UNE, a UJS aposta na estudante gaúcha Lúcia Stumpf.
Os estudantes levam na bagagem propostas como a regulamentação do ensino particular; a fiscalização do Prouni, no sentido de ampliar as vagas por instituição e por curso; a defesa da Amazônia, contrapondo a idéia da internacionalização; a melhor qualificação para professores e concursos públicos nas universidades.
As eleições para o Congresso ocorreram no mês de junho e mobilizaram mais de 30 mil alunos na capital e no interior do Estado. As novas definições na eleição de delegados por instituição de ensino superior possibilitou a representação de lideranças institucionais ao Congresso qualificando o processo como um todo.
O movimento estudantil na atualidade, diferente dos anos de repressão, joga um papel importante nas decisões políticas do país. Para Manuel “o movimento não pode ser apenas panfletário de discursos fervorosos e vazios, tem que ser mais propositivo. Vivemos outra realidade da sociedade com apoio de outras instituições. Precisamos ser revolucionário nas idéias”, destaca.
De Manaus,
Cinthia Guimarães