ONU reconhece compromisso de Cuba com o meio ambiente

O diretor executivo do Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), doutor Achim Steiner, disse que Cuba desenvolve a economia simultâneamente com ações ambientais, durante o encontro com a mídia na 6ª Convenção Internacional sobre Meio Ambient

“Em Cuba, pude constatar como o desenvolvimento econômico e as ações ambientais progridem de maneira simultânea, e isso tudo demonstra que existe uma real decisão política e um compromisso bem firme com a preservação do meio ambiente”, disse a autoridade das Nações Unidas, citada pela versão on-line do Granma Internacional em português.



Steiner disse que o crescimento gradativo das florestas, o desenvolvimento das áreas protegidas (que hoje ocupam cerca de 22% do território nacional) e outros índices, evidenciam que a política de Cuba nesta área está tendo resultados efetivos. Fator, que segundo ele, chama sua atenção positivamente.


Aliás, o diretor executivo do Pnuma ofereceu uma valoração sobre os esforços de Cuba no uso racional da energia, bem como o enfoque integral dos estudos feitos pelos cientistas cubanos no tema da mudança climática, incluídos os referidos às medidas de adaptação e mitigação.


Consultado sobre o emprego de alimentos para produzir biocombustíveis, Steiner disse que o assunto precisa de análises muito profundas porque cada tecnologia nova traz consigo riscos e possibilidades. O papel do Pnuma, apontou, é fornecer aos governos a maior quantidade de informação, para eles tomarem as melhores decisões a respeito disso.


Com antecedência, o doutor Achim Steiner ofereceu uma conferência para os participantes da 6ª Convenção, que reúne em Havana delegados de mais de 30 países, vice-ministros do ramo de diversas nações latino-americanas.