Museu do Ceará ganha prêmio nacional 

O Museu do Ceará, equipamento vinculado a Secretaria da Cultura do Ceará, foi agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). A premiação – composta de troféu, certificado e R$ 14 mil

Dentre os 232 trabalhos inscritos, o Museu do Ceará destacou-se na categoria Divulgação, com o projeto “Museu do Ceará: História, memória e patrimônio cultural”, coordenado pelo diretor da casa, Francisco Régis Lopes Ramos (Doutor em História Social e membro do Departamento de História da UFC). O projeto apresentou o trabalho editorial da casa, realizado através das pesquisas com o acervo da própria instituição; pesquisas “laboratório” que publicam documentos inéditos e na publicações de fac-similares.


 


O projeto editorial do Museu do Ceará se divide hoje nas seguintes coleções: Coleção Outras Histórias; Cadernos Paulo Freire; Edições fac-similares; Coleção Memória do Museu do Ceará; Coleção Científica de Exploração; Coleção Outras Historinhas; Outras publicações do Museu do Ceará; Publicações lançadas no Museu do Ceará.


 


As atividades agraciadas consolidam o Museu do Ceará como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, tal como se entende nos fundamentos científicos e éticos da museologia contemporânea, transformando-se numa referência regional. Além disso, o Museu do Ceará hoje é um reconhecido espaço de divulgação da cultura e história locais, tendo na regularidade de suas linhas editoriais a concretização desta finalidade.


 


A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo escolheu para 2007, sete vencedores do concurso, destacando dois cearenses. O outro cearense vencedor do Prêmio, na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico,  é o GeoPark Araripe da Universidade Regional do Cariri/CE, vinculado a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.


           


Serviço – Museu do Ceará – Acervo histórico do Estado, com aproximadamente 12 mil peças, entre moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras, armas, coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000. Este acervo é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Rua São Paulo, 51, Centro. Grátis. Info.: (85) 3101.2610 – www.secult.ce.gov.br


 


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult