Sejudh leva cidadania à detentos

Detentos do municipio de Marituba no Pará são contemplados no Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (SEJUDH), realiza nesta quarta-feira, dia 11 de julho, às 9h, ação social no presídio Estadual Metropolitano I, no município de Marituba/Pa. A ação terá o apoio da Superintendência do Sistema Penal (Susipe).


 


 



A ação prevê é a emissão de documentos, carteira de identidade, carteira de trabalho e serviços fotográficos para documentos. Deverão ser atendidos cerca de 150 detentos.


 


 



Moisés Alves coordenador do Projeto Cidadania explica que os presos têm uma produção e eles não recebem seus salários sem sua documentação civil.


 


 



''Os detentos realizam atividades no presídio como marcenaria, costura de bolas, entre outras, e para isso, eles recebem um salário, e dos 100% deste vencimento, 33% vai para uma caderneta de poupança que eles irão utilizar quando saírem da prisão. Os 67% restante eles dividem com a família e com gastos pessoais''.


 


 



Alves ressalta ainda que a documentação é para dar possibilidades para que o detento possa se ressocializar tanto dentro da prisão através das atividades, quanto fora. ''A documentação é um ato de cidadania e de inclusão social''.


 


De Belém


Bernadete Barroso