Bancários iniciam campanha salarial no RS
A 9ª Conferência Estadual dos Bancários, que ocorre neste sábado em Porto Alegre, abre as discussões sobre a campanha salarial no Rio Grande do Sul. Cerca de 430 bancários dos 38 sindicatos gaúchos devem participar do encontro, que define o reajuste sa
Publicado 11/07/2007 12:07 | Editado 04/03/2020 17:12
O dirigente Arnoni Hanke, da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (FEEB-RS), afirma que os sindicatos devem escolher um índice de aumento acima da inflação, que no período é de 4%.
“No ano passado, o índice geral da categoria foi de 5,5%, que atingiu a inflação e um pequeno ganho real de 0,5% acima da inflação. A expectativa de inflação do período, é em torno de 4%. Com certeza, a idéia da categoria é repor a inflação e ter um aumento real”, diz.
No entanto, a proposta escolhida pelos sindicatos no sábado ainda não será definitiva. Ela segue para a Conferência Nacional dos Bancários, no final do mês em São Paulo, onde será fechada a pauta de reivindicações nacional da categoria, com a participação de outros Estados.
No encontro, também será eleito o comando nacional, que negociará a pauta dos trabalhadores com a Federação Brasileira de Bancos (Fenaban). Banco do Brasil e Caixa Federal terão negociações em separado devido aos planos de carreira e às perdas salariais nos anos anteriores, que foram maiores do que nos bancos privados.
A pauta de reivindicações dos trabalhadores deve ser entregue aos bancos até o final de agosto.
Fonte: agência Chasque