Sem categoria

Embaixador norte-coreano visita Comitê Central do PCdoB

O PCdoB recebeu, nesta terça-feira, 10, o embaixador da República Popular Democrática da Coréia do Norte no Brasil, Hyok Pak. A visita teve como foco o reconhecimento do embaixador ao apoio dado pelos comunistas brasileiros ao esforço de construção do soc

“A ocasião serviu também para trocarmos opiniões sobre a situação internacional, o papel da República Popular Democrática da Coréia do Norte na relação com os Estados Unidos e a luta do país pela unificação pacífica”, disse Renato Rabelo, presidente do PCdoB, que recebeu Hyok Pak no Comitê Central do partido, ao lado dos secretários de Formação, Adalberto Monteiro, e de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho.


 


 


O embaixador salientou que no processo de unificação dos dois países-irmãos, a República Popular Democrática da Coréia do Norte busca se basear nos princípios da independência, da paz e da unidade nacional. Ele lembrou ainda que tais princípios foram formulados em declaração conjunta Norte-Sul em 4 de julho de 1972, com a participação de Kim Il Sung (1912-1994), líder que governou a Coréia do Norte desde a divisão, em 1948, até o ano de sua morte. Hyok Pak ressaltou que a independência é o ponto de partida para a reunificação.


 


 


O diplomata informou ainda que há, no momento, uma conjuntura favorável para a solução da questão nuclear na península coreana, após conversações com as partes envolvidas (República Popular Democrática da Coréia do Norte, Coréia do Sul, República Popular da China, Rússia, Japão e Estados Unidos).


 


 


Após a reunião, Renato Rabelo enfatizou a importância do encontro. “Priorizamos as relações com todos os partidos que comungam com a nossa ideologia e estão à frente de um governo. Para nós, esse encontro também tem a importância de contribuir para a maior aproximação entre o Brasil e a República Popular Democrática da Coréia do Norte, aumentando a cooperação e o intercâmbio entre as duas nações”. 


 


 


Leia mais sobre o processo de reunificação na página do Cebrapaz