Projeto cidadania atende mais de 27 municípios no Pará

O projeto Cidadania, órgão da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), que tem por objetivo promover o acesso da população carente aos documentos essenciais para o exercício da cidadania, fecha o primeiro semestre de 2007 co

Segundo o coordenador do Projeto Cidadania, Moisés Alves, as ações são realizadas em parceria com a Polícia Civil, Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça do Estado e Defensoria Pública. ''Já estivemos em várias localidades como Cachoeira do Piriá, Melgaço, Eldorado dos Carajás, Santa Izabel, Ananindeua, Maracanã, Colares e Vigia, e em cada município presenciamos a necessidade vital destas ações, e, sobretudo, que sejam ações permanentes, não ações de governo, mas de Estado'', disse.


 


 


''Estamos trabalhando para mudar a concepção do Projeto, pois, os governos anteriores utilizam as ações para proveito próprio, e o direito a cidadania não é um favor, é uma obrigação'', arremata.


 


 


Alves explica que no segundo semestre o ideal é se chegar a localidades mais remotas. ''Nosso objetivo agora é alcançar regiões de difícil acesso''. Ele ressalta que o Projeto também realiza ações dentro dos presídios com o objetivo de garantir o direito dos detentos em receber seus salários. ''Os detentos realizam atividades no presídio como marcenaria, costura de bolas, entre outras, e para isso, eles recebem um salário e dos 100% deste vencimento, 33% vai para uma caderneta de poupança que eles irão utilizar quando saírem da prisão. Os 67% restante eles dividem com a família e com gastos pessoais''.


 


 


Alves fala que a documentação é para dar possibilidades para que o detento possa se ressocializar tanto dentro da prisão através das atividades, quanto fora. ''A documentação é um ato de cidadania e de inclusão social''.


 


 


Julho – o coordenador do Projeto Cidadania informa que no mês de julho, a previsão é que o atendimento itinerante atenda mais 20 localidades do Pará.


 


 


De Belém


Bernadete Barroso