Semam inicia combate ao consumo de álcool entre estudantes
Serão cursos sobre a legislação de posturas e meio ambiente, orientações na área do direito administrativo e penal, dentre outros.
Publicado 11/07/2007 11:07 | Editado 04/03/2020 16:37
Cerca de 80 agentes da Prefeitura de Fortaleza estarão reunidos hoje, quarta-feira (11), a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Executiva Regional-III, para receberem treinamento de abordagem contra a venda de bebidas alcoólicas no entorno de escolas. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), que está articulando ações para inibir o consumo de álcool entre os estudantes, a partir da venda ilegal.
Os agentes participarão de cursos sobre a legislação de posturas e meio ambiente, orientações na área do direito administrativo e penal, assim como treinamento para ministrarem palestras sobre os efeitos maléficos do álcool na sociedade e, especificamente, no rendimento escolar dos alunos.
Após o treinamento, a Semam, juntamente com as equipes dos distritos de Meio Ambiente e Controle Urbano das seis secretarias executivas regionais e agentes da Secretaria de Educação e Assistência Social (Sedas), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Guarda Municipal vão firmar um cronograma de visitas em escolas-pólo de cada Regional para realizarem palestras com diretores, pais e alunos.
Paralelamente, serão feitas operações de fiscalização nos bares localizados num raio de 300 metros das chamadas escolas-pólo. Num primeiro momento, os proprietários que não apresentarem os alvarás de funcionamento serão notificados a se regularizarem, sob pena de terem seus estabelecimentos fechados. Num segundo momento, eles serão convocados para as palestras de cunho educacional organizadas nas escolas-pólo e serem conscientizados sobre os danos causados pela venda de bebida alcoólica aos estudantes, assim como os aspectos criminais envolvendo a questão. Por fim, todos serão cadastrados e passarão a ser monitorados periodicamente.
Segundo o gerente da Célula de Combate à Poluição Sonora da Semam, Júlio César Costa, os agentes da Prefeitura de Fortaleza também servirão de multiplicadores dentro das comunidades. “Agora temos de investir em campanhas educativas, visto que a parte punitiva já existe”, afirmou. A idéia é formar uma cadeia informativa, em que a população, principalmente os donos de bares, esteja esclarecida sobre o assunto.
Para que a cadeia funcione, outros agentes da sociedade serão convocados para participar das reuniões, como delegados e representantes da Igreja. Somente na área da SER-V, onde existem cerca de 500 escolas, destas 123 municipais, serão ministradas 13 palestras.
Mais informações com o assessor de comunicação da Semam, Cidicley Miranda, no telefone 3105-1135.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza