Trabalhadores da Dataprev iniciam greve em 16 Estados

Indicativo do Comando Nacional foi aprovado dia 10 de julho e os empregados do Serpro também deflagram greve e paralisações em várias regiões do país.

Os trabalhadores e trabalhadoras do Serpro e da Dataprev iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (10) em todo o país. As greves foram deflagradas em resposta às propostas econômicas feitas pelas empresas, que foram rejeitadas pela categoria por estarem desalinhadas com as reivindicações.


 


Os funcionários e funcionárias da Empresa de Tecnologia da Previdência cruzam os braços hoje em 16 estados: AL, AM, BA, CE, GO, MA, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RS, SE e SP. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, fazem paralisação de 72 horas. Os servidores no Espírito Santo e Mato Grosso estão fazendo manifestação na frente da Dataprev.


 


Os empregados e empregadas do Serpro deflagram greve em sete federações: CE, DF, ES, PA, PB, PE e RS. No Paraná e em Sergipe, fazem paralisação de 24 horas, enquanto na Bahia será de 48 horas – farão avaliação amanhã. No Rio Grande do Norte, haverá manifestação na porta da empresa.


 


Negociação – Na última semana, além de rejeitar a proposta da Dataprev e votar a favor da greve em assembléia, a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras aprovou o indicativo de contraproposta, formulada pelo Comando Nacional de Campanha Salarial das Estatais. A aprovação do recuo representa a boa vontade dos empregados e empregadas em fechar o acordo benéfico para as partes.


 


O Comando de Campanha não construiu, na reunião do dia 4 de julho, uma contraproposta para apresentar ao Serpro. Isso porque a estatal de informática não repassou os dados financeiros para a Fenadados. Estas informações seriam analisadas pelo Dieese.


 


Fonte: Cut/Ceará