Jornalista paraguaio reaparece em SP após mais de um ano

Enrique Galeano, jornalista paraguaio que estava desaparecido desde fevereiro de 2006, reapareceu no domingo (15) em São Paulo. Ele estava escondido na capital paulista, depois de sofrer ameaças e ter sido seqüestrado por brasileiros em Pedro Juan Caballe

Após mais de um ano no país, Galeano entrou em contato com familiares e encontra-se atualmente no Uruguai, onde pediu asilo político. Funcionário da Radio Zotec, de Concepción, no centro do Paraguai, o jornalista foi seqüestrado 4 de fevereiro do ano passado por dois homens que falavam português.


 


Os dois se identificaram  como integrantes do grupo criminoso Cabeça Branca, que age na fronteira entre Brasil e Paraguai. Galeano cobriu, pouco antes do seqüestro, a apreensão de um carregamento de armas e cocaína da Cabeça Branca.


 


Após ser levado para Pedro Juan Caballero, onde foi torturado e teve a família ameaçada, Galeano foi solto em Campo Grande, no Mato Grosso, com a ameaça que “se retornasse ao Paraguai, ele e sua família seriam mortos”.


 


Somente no início de julho o jornalista entrou em contato com correspondentes do jornal paraguaio ABC em São Paulo e contou que ficou anônimo para proteger sua mulher e seus filhos.