Começam os IV Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

Os IV Jogos dos Povos Indígenas do Ceará têm o apoio dos Ministérios do Esporte e do Turismo, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Esporte, além do apoio das prefeituras envolvidas. Os jogos indígenas serão sediado

Os IV Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, que têm início nesta sexta-feira, 27 de julho, às 8 horas, na arena montada ao lado da  praça da igreja matriz de Aquiraz (sede dos jogos), contará com 10 etnias participantes vindas de 13 municípios do Estado. Participarão um total de  685 atletas, sendo 458 homens e 227 mulheres.


 


A competição, implantada para promover a inclusão social junto às etnias do Ceará, resgatando a cultura indígena, além de incentivar a prática de atividades esportivas, proporciona a integração entre as várias tribos indígenas e a sociedade em geral.


 


As disputas acontecem anualmente nas seguintes modalidades: atletismo (corridas), arco e flecha, arremesso de lança, cabo de guerra, corrida de tora, futebol, queda braço, triathlon revezado, travessia a nado e pesca. Atividades Culturais: danças e venda de artesanatos.


 


Dez etnias de 13 municípios participarão do evento:
– Tremembé: Itarema e Itapipoca;
– Tapeba: Caucaia;
– Pitaguary: Maracanaú e Pacatuba;
– Potiguara: Crateús, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Novo Oriente;
– Tabajara: Crateús e Quiteranópolis;
– Jenipapo Kanindé: Aquiraz;
– Kanindé: Aratuba;
– Tabajara Kalabaça: Poranga;
– Anace: Caucaia;
– Kariri: Crateús.


 


Fonte: SEJUV/CE