Evo assinará tratado de integração durante visita ao Peru

O presidente da Bolívia, Evo Morales, chegará em 1º de agosto a Lima, para uma visita oficial que inclui a assinatura de um tratado geral de integração bilateral, informou nesta quinta-feira (26) o governo peruano.

Morales e sua delegação irão manter reuniões de trabalho com o presidente Alan García, o chanceler José Antonio García e outros funcionários governamentais.



Além da atividade oficial, o presidente Morales, ex-dirigente sindical, também deseja estabelecer um contato com os movimentos sociais peruanos, porque — disse — se sente parte deles, informou a Agência Boliviana de Notícias.



Segundo a ABN, Morales criticou a Área de Livre Comércio das Américas (Alça) e o Tratado de Livre Comércio (TLC), acordos que qualificou como instrumentos de dominação, recolonização, fome, miséria, saques e “concentração da riqueza em poucas mãos”.



“Nós propomos o comércio justo e a solidariedade, com instrumentos como a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) e o Tratado Comercial dos Povos”, afirmou Morales.