Julio Romão é homenageado no memorial Zumbi dos Palmares

O escritor Julio Romão, militante e filiado ao PCdoB foi homenageado na última semana pelo governo do Estado do Piauí. Julio Romão deu nome a biblioteca do memorial Zumbi dos Palmares. O escritor, que é membro da Academia Piauiense de Letras ficou emocion

O Memorial Zumbi dos Palmares foi instalado no local onde funcionava o colégio Domingos Jorge Velho. A reforma foi realizada com recursos da Eletrobras e custou R$ 193 mil. Mozart Bandeira, representante da Eletrobras, disse que este foi um recurso bem aplicado. ''A Eletrobras trabalha com energia elétrica e neste momento está vendo resultado de um investimento na energia que vem do povo'', diz, declarando que a empresa vem investindo em cultura e no Piauí tem participação efetiva no Salão Internacional de Humor, Encontro Nacional de Folguedos e Projeto Seis e Meia.



Para Sônia Terra, é uma data importante e de muita simbologia, pois neste 25 de julho, faz quatro anos que a deputada Francisca Trindade adoeceu e também é o dia da mulher negra americana e caribenha.



O espaço, como diz a presidente da Fundac, Sônia Terra, tem o objetivo de ser um centro de referência da cultura africana para o Brasil e o Piauí. ''É a construção de um sonho coletivo e uma reivindicação da deputada Francisca Trindade'', diz. Sônia Terra ressaltou o incentivo que o governador Wellington Dias tem dado às minorias. ''É um governo que respeita as diversidades'', afirma.



O governador Wellington Dias destacou a importância da cultura africana na formação do Piauí e diz que é importante que a cultura negra seja difundida. Ele falou da necessidade de firmar parcerias e convênios com a Fundação Palmares para que sejam desenvolvidos projetos para o memorial e Zulu Araújo afirmou que a Fundação Palmares vai garantir, através de convênio com a Fundação Cultural do Piauí, o repasse de recursos para o funcionamento do memorial até o final do ano e disse ainda que a galeria será inaugurada com a exposição fotográfica da II Conferência dos Intelectuais da África da Diáspora, realizada pela União África e reuniu, em Salvador, dez chefes de países africanos. Os registros fotográficos para a exposição devem chegar na próxima semana.



A solenidade foi democrática com a manifestação e reivindicação da representante das comunidades quilombolas e do movimento negro.



Socializando para ser negro


A inauguração foi uma festa e um encontro de comunidades negras e ocorreu ainda o lançamento do livro da economista e mestra em educação, Rosário Biserra, com o título Socializando para ser negro, resultado de pesquisa para sua dissertação de mestrado.
Rosário Biserra diz que a obra tem como objetivo compreender a participação dos pais na formação dos filhos e filhas negros e mostrar como é essa formação do ser negro nos contextos familiar e escolar.
Em sua pesquisa, Rosário Biserra entrevistou 35 famílias, estudantes de escolas públicas e particulares abordando algumas questões cruciais para formação do cidadão.
Após a solenidade oficial, foram realizadas apresentações de capoeira com os grupos Abadá e Escravos Brancos e ainda show com os irmãos Assis, Fifi e Dimas Bezerra.



Fonte: Ccom Piauí