PCdoB/SP encerra vitorioso Ciclo de Cursos para Formação de Quadros
Dias 28 e 29 de julho o Comitê Estadual de São Paulo encerrou o ciclo de cursos intensivos de formação de quadros. Reunimos uma turma de 136 jovens comunistas, mobilizados pelas nossas frações do Movimento de Juventude. Com essa presença reunimos no total
Publicado 01/08/2007 17:44 | Editado 04/03/2020 17:19
Do ponto de vista espacial foram representadas a Capital, com 228 camaradas, Campinas com 38, Americana com 31, Guarulhos 32, ABC, Baixada Santista, região de Bauru e Marília, região de Prudente e vários municípios da grande São Paulo.
Ainda muito significativo do ponto de vista da representação tivemos a presença de camaradas de importantes segmentos e de múltiplas atividades no movimento político do estado: metalúrgicos, químicos, condutores, trabalhadores dos correios, professores, operadores de telemarketing, professores universitários, farmacêuticos, trabalhadores da saúde, ativistas do movimento comunitário, vereadores, candidatos a Prefeito, Secretários Municipais, estudantes. Uma presença de 40% de mulheres, e uma forte presença de negros.
Quanto ao tempo de Partido, 12% ingressaram no Partido até 1990, 78% de 90 a 2006 e 10% no ano de 2007. Em termos de escolaridade formal, 16% com ensino fundamental; 37% com ensino médio, 36% com nível superior ou cursando e 8% com cursos de pós graduação, especialização, mestrado, e doutorado.
Quanto à representação partidária estiveram presentes dirigentes estaduais, municipais distritais, de organizações de base.
Essa significativa mobilização em torno do cursos se explica por uma conjunção de fatores. Em primeiro lugar, a ''fome'' de formação que há em nossa militância, em particular neste momento em que nosso Partido está envolvido em importante ajuste para uma tática mais audaciosa e em imprimir ousadia, flexibilidade e combatividade na estruturação de um Partido adequado ao nosso tempo e nossa luta.
Ousadia e audácia que têm forte entrelaçamento com a nova fase de luta pelo Socialismo, neste século XXI. Reafirmando para o coletivo, em particular para o jovem coletivo tanto em idade como em militância no Partido, o compromisso com a causa de uma nova sociedade que supere a sociedade capitalista. Não sem razão esse Curso Intensivo de Formação de Quadros foi denominado Curso João Amazonas.
Some-se a essas razões políticas, as boas condições de realização do curso, a disponibilidade de transporte e a cobrança de uma taxa quase simbólica dos alunos, com forte apoio do Comitê Central.
Elemento decisivo para o sucesso da empreitada foi o forte comprometimento das direções estaduais e municipais, a partir da postura decidida de nossa presidente Nádia Campeão.
Este envolvimento manifestou-se na composição do corpo docente, formada pelos membros do Secretariado Estadual e do Secretariado da Capital.
Conseguimos ainda agregar a visão de que a formação dos comunistas não se encerra apenas nos cursos e na militância partidária, estrito senso, mas se amplia e se alarga com uma vivência que valorize a cultura, a história e o modo de ser de nosso povo. Apresentamos duas atividades culturais nesse rumo, uma peça teatral ''Argumas de Patativa'', e a projeção do filme ''Araguaia, a conspiração do silêncio''.
Terminamos esse ciclo com a sensação do dever cumprido e mais do que isso: a repercussão da importância atribuída pelo coletivo partidário a esse esforço está se manifestando em iniciativas locais de organizar a reprodução do Curso em várias regiões, como Ribeirão Preto, Nazaré Paulista, ABC, Baixada Santista, Campinas, por enquanto!
Lilian Martins, secretária de Formação do PCdoB/SP, para o Vermelho-SP