Araguaia e Formoso em curso de lutas camponesas da Contag
A Guerrilha do Araguaia (1972-1975) e a resistência armada camponesa em Trombas e Formoso (1954-1964) são dois destaques do currículo do curso sobre a história do movimento camponês do Centro-Oeste, que se encerra neste domingo. Os 40 participantes do cur
Publicado 11/08/2007 21:52
O curso de sete dias, chamado Enfoc (Formação de Educadores em Concepção, Prática Sindical e Metodologia da Formação), começou na segunda-feira (6). Na sexta-feira, o deputado federal José Genoino (PT/SP) falou sobre a Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência ao regime militar que aconteceu na década de 70 na região do Bico do Papagaio, fronteira dos estados do Pará, Tocantins (na época, Goiás) e Maranhão..
José Gomes, líder de Goiás, abordou a guerrilha camponesa de Trombas e Formoso. A mobilização aconteceu em meados da década de 50 na região norte do atual estado de Goiás e foi motivada pela grilagem de terras intensificada com a construção da rodovia Belém-Brasília. A situação da reforma agrária e dos constantes conflitos na região de São Félix do Araguaia (MT) foram comentadas por Manoel Ferreira dos Santos, o Prelazia.
“Acho muito importante termos essa relação com a história reparando o retrovisor e o pára-brisa: olhando a história para se situar bem no futuro. Não se trata repetir os acontecimentos, mas sim de ter elementos para compreender esse caminho, principalmente os valores da Justiça, da solidariedade, da divisão da terra”, disse Genoino. O deputado enalteceu a Contag pela iniciativa de formar militantes valorizando a informação. O curso regionalizado da Enfoc acontece em todas as regiões do país. No total, o curso tem 21 dias, divididos em três módulos.
Fonte: Agência Contag de Notícias (http://www.contag.org.br/)