Nasa pode lançar mísseis atômicos para desviar asteróides
Cientistas da Nasa se propõem a usar uma nave espacial, equipada com ojivas nucleares e um aparato especial, para explodir um asteróide de modo que ele se desvie de sua órbita, impedindo assim sua colisão com a Terra. A notícia foi dada pelo diário We
Publicado 11/08/2007 23:51
Segundo o jornal, os pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados do Centro de Vôo Espacial Marshal, da Nasa, apresentaram o projeto em uma reunião em Washington em março passado. O “dispositivo desviador de satélite” será lançado na órbita terrestre por uma nova geração do foguete pesado Ares 5, da Nasa, que estará disponível em 2020.
Quando a nave se aproximar de um asteróide, lançará um total de seis interceptores, semelhantes a mísseis, ao ritmo de um por hora. Cada míssil conduzirá uma ojiva nuclear B83, de 1 megaton. Ao chegar na superfície do asperóide, a ojiva explode e faz com que ele desvie sua órbita para uma distância segura da Terra.
Maior ameaça é o Apophis
Por enquanto tudo não passa de um projeto. Mas nos últimos anos foram descobertos asteróides que podem colidir com a Terra, o que levou os cientistas espaciais a desenvolver o conceito do “dispositivo de desvio físico”. Os astrônomos se preocupam em especial com o asteróide 99942 Apophis, descoberto em 2004, que provavelmente passará muito perto da Terra em 2029, atingindo satélites de telecomunicação, e mais ainda em sua segunda passagem, em 2036, possivelmente chocando-se com o planeta.
O Apophis é relativamente pequeno, com diâmetro equivalente a três campos de futebol. Portanto, seu impacto sobre a Terra não provocaria uma destruição global, mas causaria enormes catástrofes.
Com informações do Diário do Povo Online