Sem categoria

Marcha das Margaridas quer reunir 50 mil mulheres em Brasília

Cinquenta mil mulheres trabalhadoras rurais vão estar em Brasília, nos dias 21 e 22 de agosto, na Marcha das Margaridas. Este ano, elas reafirmam o lema “2007 sete razões para marchar” e têm como temas centrais questões como soberania e segurança alime

A Marcha foi lançada pela CUT do Distrito Federal, em debate, nesta quinta-feira (16). A representante da Contag, Carmem Foro; e da Marcha Mundial das Mulheres, Isabel Ferreira, falaram sobre as reivindicações das trabalhadoras rurais. Também foi apresentada a programação.



“A luta das trabalhadoras rurais pelos seus direitos, por igualdade de gênero e contra a violência sexista é permanente. Mas em agosto a mobilização se intensifica, quando elas vêem à Brasília para, unidas numa mesma voz, para apresentar suas reivindicações e fazer cobranças aos poderes constituídos de ações e obras para o combate a fome, a pobreza, a violência sexista e construção de um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero”, destacou Carmem Foro.



As caravanas de mulheres dos estados devem chegar à capital a partir das cinco horas da manhã do dia 21, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, onde ocorrerão as atividades da marcha.



Nesse dia estão previstos debates sobre recursos naturais; mulher, política, poder e democracia; desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do salário mínimo e do trabalho.



No local, também será montada a feira solidária das Margaridas que ficará aberta durante todo o dia. No período da noite, grupos regionais formados por mulheres animarão o encontro.



No dia 22 as trabalhadoras rurais iniciam de manhã cedo a Marcha das Margaridas rumo à Esplanada dos Ministérios. Elas se concentrarão em frente ao Congresso Nacional para ler a Carta da Marcha das Margaridas à Sociedade.



Programação



Dia 21/08/2007
Manhã:
10 horas – Ato de abertura da Marcha das Margaridas
Tarde:
14 horas – Inauguração da Feira Solidária das Margaridas
15 às 18 horas – Mesas simultâneas de debates:
Democratização dos Recursos Naturais: Terra, água e agroecologia;
Mulher, política, poder e democracia;
Enfrentamento e combate a violência contra as mulheres;
Previdência Social;
Desenvolvimento, distribuição de renda, valorização do salário mínimo e do trabalho.
Noite:
Atividades culturais



Dia 22/08/2007
Manhã:
7:30hs – Caminhada “Margaridas em Marcha à Esplanada dos Ministérios”.
9:30hs às 12:30hs – Ato das Margaridas na Esplanada
12:30hs – Retorno ao Parque da Cidade
Tarde:
15 horas – Plenária: Governo e Margaridas “Pontos negociados da pauta de reivindicações da Marcha das Margaridas”
16 horas – Ato de encerramento



Fonte: Agência Contag de Notícias