Parceria com governo federal viabiliza cozinha comunitária em Nova Iguaçu

O Ministério do Desenvolvimento Social acaba de aprovar projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Iguaçu que viabiliza a criação de uma cozinha comunitária no município. Serão liberados 120 mil reais para obras, compra de equi

Esta semana um grupo de assessores da secretaria, entre eles nutricionistas, assistentes sociais e arquitetos, receberam orientações de como executar o projeto – desde o cadastramento dos beneficiados até os métodos de higienização e preparo dos alimentos.



As Cozinhas Comunitárias devem ter uma produção mínima de 200 refeições por dia, e com funcionamento de – no mínimo – cinco dias por semana. ONGs e Associações Comunitárias podem assumir as atividades. Garantir o local e o pessoal para o trabalho são tarefas da Prefeitura.



O objetivo é a ampliação da oferta de refeições nutricionalmente balanceadas, além de fortalecer a ação coletiva, a identidade comunitária e a inclusão social através da produção. O público alvo do programa é formado por pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a exemplo de gestantes, crianças até seis anos de idade, desempregados, trabalhadores formais e informais de baixa renda.