Visita de Lula ao Parapan é marcada por aplausos
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou a Vila Parapan-Americana nesta sexta-feira (17)e, durante seu discuso, foi aplaudido várias vezes. Um contraste em relação à inauguração dos jogos Pan-Americanos, em julho, quando uma claque or
Publicado 17/08/2007 18:16
Durante a visita, Lula assinou uma carta que oficializa o apoio do governo federal à candidatura do Rio de Janeiro para as Olmpíadas de 2016.
O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, disse que as realizações dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos provaram que a cidade do Rio de Janeiro tem condições de realizar uma Olimpíada.
“Esses jogos do Pan e do Parapan realizados em conjunto é mais uma prova de que o Rio tem condições de sediar uma Olimpíada. As instalações não deixaram a dever a nenhuma instalação olímpica”, disse.
Olimpíadas do RJ
Lula também assinou a carta na qual o governo garante seu apoio à candidatura do Rio de Janeiro para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O documento é uma das exigências feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) às cidades que pretendem sediar os Jogos.
As mensagens com a declaração de apoio das autoridades nacionais, regionais e municipais têm de ser incluídas no dossiê de candidatura, que deverá ser entregue até 13 de setembro.
Além de Lula e Orlando Silva Júnior, participaram da cerimônia o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Secretário da Comunicação, Franklin Martins e Carlos Roberto Osório, Secretario-Geral do CO-RIO.
Lula reiterou que o sucesso dos 15.° Jogos Pan-Americanos é a melhor carta de apresentação da candidatura carioca para ser sede das Olimpíadas.
No final da cerimônia, Lula foi cercado por paraatletas e voluntários que queriam tirar fotos com o Presidente. Ele atendeu todos pacientemente.
As cidades de Madri, Tóquio, Chicago, Baku, Doha e Praga também estão na briga para sediar os Jogos de 2016, apesar de apenas as três primeiras terem apresentado o dossiê ao COI.