Estudantes de Santana do Acaraú realizam Seminário Sobre a Terceira Idade
Neste sábado, 18/08/2007, Santana do Acaraú, acordou mais alegre e animada. Os estudantes do Curso de Licenciatura Específica-Biologia da UVA, realizaram, como encerramento de uma das suas disciplinas, um seminário para discutir a terceira idade, numa ini
Publicado 20/08/2007 12:56 | Editado 04/03/2020 16:37
O seminário foi muito concorrido e contou com a participação de diversas autoridades, professores da UVA e acadêmicos do Curso, além de mais de uma centena de santanenses da terceira idade, que foram compartilhar suas experiências de vida, com o saber científico e acadêmico, na perspectiva de uma vida melhor nesta fase importante da vida de cada ser humano.
Estiveram presentes ao evento, o Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, o Prefeito de Santana do Acaraú, Totonho, acompanhado da primeira dama Edilúcia e da Assistente Social, Margarida Belém, que falou do trabalho já desenvolvido com as pessoas da terceira idade de Santana, através da Secretaria de Ação Social do Município. Também estiveram presentes a Coordenadora do Curso, Profa Conceição Vasconcelos, o Prof. da disciplina, Marcyelio Vital, o Padre Agnaldo Thimóteo, Chico Guedes, Prof. da UVA, Médico Gigliânio Saraiva, Nutricionista Carlos dos Santos, Prof. de Educação Física Eduardo Vasconcelos, além do Prof. do Curso de Matemática da UVA, Miguel Silva.
O Seminário teve como tema: ''Qualidade de vida para e melhor idade'', e todos os convidados falaram da importância de uma atenção melhor a esta fase da vida, por parte do estado, da sociedade e da família, na perspectiva que esta fase possa ser vivida plenamente, com saúde física e desenvolvimento mental, evitando-se uma série de problemas que são comuns em função do envelhecimento e compartilhando a experiência e a vivência daqueles que venceram o tempo e os desafios da vida sofrida do sertão.
Ao final do seminário, uma constatação: a necessidade de implementação das ações e encaminhamentos dali tirados, gerando novos movimentos, na busca da integração social entre o conhecimento científico e o conhecimento popular da comunidade, além da necessidade da universidade abrir as suas portas, ampliando cada vez mais seu espaço de atuação, mas sem a cobrança de mensalidades, pois desta forma ela exclui ainda mais as pessoas do saber acadêmico e inviabiliza que os filhos dos trabalhadores possam acessá-la.
De Sobral, Miguel Silva.