Conquistenses se mobilizam por reserva de vagas na universidade
O vereador Fabrício (PCdoB), entidades estudantis e do movimento negro, promovem no dia 28/8, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, município do Sudoeste baiano, uma audiência pública com a participação de representações da socie
Publicado 22/08/2007 20:30 | Editado 04/03/2020 16:21
Para o vereador de Conquista, Fabrício (PCdoB), o sistema de cotas é “ um pleito histórico dos estudantes secundaristas da cidade e do movimento negro, que vem defendendo políticas afirmativas como forma de inserir a população afro-brasileira e indígena no sistema educacional superior”.
Um abaixo assinado de 3 mil assianturas a favor da reserva de vagas será entregue ao reitor da Universidade do Sudoeste em Conquista (UESB), durante o evento, por integrantes do movimento negro, APN’s e a UNEGRO, UMES e grêmios estudantis de diversas escolas de Vitória da Conquista.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB- Consepe – se reúne no dia 29/8 para discutir o tema e no caso de aprovação da proposta, o sistema de reserva de vagas começa a vigorar no vestibular 2008.
Mobilização
Para o coordenador do Cidadania Pré-vestibular para Afrodescendentes, Elvio Magalhães, a convocação do Consepe já é uma grande vitória do movimento, mas é preciso manter a mobilização para quebrar a resistência de setores da UESB .
Os estudantes secundaristas pretendem fazer uma grande manifestação a favor das cotas no dia 29/8. O presidente da UMES de Vitória da Conquista, Leonardo Oliveira, promete uma verdadeira ocupação de secundaristas na UESB no dia da reunião do Consepe.
Fonte: Ascom do vereador Fabrício