Goiás convoca conferência do PCdoB
A convocação, para os dias 20 e 21 de outubro, foi feita pela direção estadual do PCdoB de Goiás durante a exitosa realização do Curso de Formação de Quadros, nos dias 17 e 18, seguido de um Encontro Estadual no dia 19. O encontro foi realizado em G
Publicado 22/08/2007 15:25 | Editado 04/03/2020 16:44
Representando o Comitê Central, compareceu ao encontro o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que apresentou uma atualização política da conjuntura nacional, pontuando as quatro grandes tarefas do momento: a preparação do projeto eleitoral para 2008, a construção da central sindical classista, a realização das conferências estaduais e municipais e a busca por uma maior inserção nos movimentos sociais.
No evento, pôde-se constatar a intensa movimentação política dos comitês municipais em cada cidade. Articulações estão em curso com vários partidos, de esquerda, centro-esquerda e de centro, visando a eleição de comunistas aos cargos de vereador, prefeito e vice.
Aldo Arantes, presidente estadual da legenda, avalia que o curso de marxismo foi um acontecimento importante e infundiu maior vigor à militância comunista, dando mais segurança ao trabalho cotidiano dos dirigentes do partido. Há muito tempo, os militantes cobram iniciativas na área da formação política e ideológica, e esse evento foi o primeiro passo, no sentido de dar o destaque devido ao processo de capacitação. Para ele, não há revolução sem teoria revolucionária. Assim sendo, a formação tem um papel decisivo na construção de um partido marxista-leninista.
Geovana Reis, secretária de Formação do comitê estadua já anuncia: “haverá novos cursos de formação em Goiânia, para os pré-candidatos à disputa de 2008 – em 1º de setembro – , e em cidades do interior, que serão agrupadas por região. A meta é proporcionar o acesso aos fundamentos políticos e ideológicos do Partido Comunista do Brasil a centenas de militantes até o final do ano”.
Para Edsaura Pereira, secretária de Organização do PCdoB goiano, o encontro estadual “foi uma importante oportunidade de mobilizar os dirigentes em torno das tarefas imediatas, como a atividade de criação da central sindical classista, na qual já estão empenhados inúmeros sindicalistas”.
Segundo a dirigente, o evento serviu ainda para se reforçar para a construção do projeto eleitoral 2008, além de se estabelecer uma agenda para a realização das conferências municipais. “As conferências municipais serão realizadas em setembro e outubro e a meta é mobilizar todos os filiados, além de atrair novas lideranças. Para os que pretendem candidatar-se no ano que vem, deve-se observar o prazo máximo de 4 de outubro”, alerta Edsaura.
Um dado importante constatado no decorrer do encontro foi a o grande número de militantes de outros partidos, inclusive do PT, que estão se incorporando ao PCdoB. Outra constatação foi o clima de entusiasmo desta nova militância. “Assim o PCdoB de Goiás vai dando passos para se situar no patamar do PCdoB de outros estados da Federação. Estamos avançando no trabalho de reforçar e consolidar o partido em Goiás”, afirma Aldo Arantes.
De Goiânia,
Luiz Carlos Orro