Partido Socialista Brasileiro, PSB, comemora 60 anos
O PSB, partido que compõe o Bloco de Esquerda ao lado do PDT, PCdoB, PMN, PRB, PHS, comemorou 60 anos de existência no último dia 20 de agosto, em um jantar com a participação de grande militância partidária e dirigentes nacionais do próprio PSB e do PCdo
Publicado 22/08/2007 18:19
O deputado federal Ciro Gomes abriu o evento fazendo uma trajetória da luta do PSB pela liberdade e pelo socialismo no Brasil. Registrou o fato de que o Partido chega aos 60 anos fiel aos seus princípios programáticos. Ao longo da história recente de nosso povo, Ciro lembrou o combate travado durante a campanha “O Petróleo é nosso”, o apoio à Frente Parlamentar Nacionalista, a atuação durante a Assembléia Nacional Constituinte e no processo de impeachment do então Presidente Collor de Melo. Falou ainda da contribuição dos socialistas à administração de vários Ministérios, em defesa de projetos públicos para os brasileiros como a implantação de medicamentos genéricos e o programa “Saúde da Família”.
Presente ao encontro festivo, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que também é o atual presidente nacional do Partido Socialista, procurou resgatar em seu discurso durante o jantar, o papel que a sigla partidária representou na luta pela liberdade e a democracia de todos sonham para o nosso Brasil. “Nós queremos” disse ele, “ao lado das forças progressistas, emprestar a experiência histórica e administrativa do PSB tem para um projeto de nação que seja muito mais amplo e atenda aos anseios do povo brasileiro”.
O Partido Comunista do Brasil foi convidado para o ato, e esteve representado por seu presidente, Renato Rabelo e outros dirigentes do Partido no Rio de Janeiro, como Ana Maria Rocha, o deputado Edmílson Valentim e a ex-deputada federal Jandira Feghali. Renato destacou que “o PSB e o PCdoB são os partidos no Brasil que têm o maior período de existência contínua e apresentam uma trajetória de lutas em defesa do país, da democracia, do progresso social na perspectiva do socialismo. Em nome do PCdoB saúdo a direção e a militância do PSB pela passagem gloriosa de seus 60 anos”.
Já o vice-presidente PSB Roberto Amaral homenageou alguns dos fundadores do Partido, como João Mangabeira, Antônio Houaiss e Miguel Arraes, além do presidente de honra do Partido Jamil Haddad, que também participou do evento. “Comemoramos os 60 anos do PSB e rendemos nossas homenagens a essas figuras tão importantes para a nossa história. Estamos aqui comemorando a comunhão entre o ideal socialista e a democracia, entre a história do PSB e a história do país”, completou Amaral.
Do Rio de Janeiro,
Pedro de Oliveira