PCdoB/RS quer grande mobilização para conferências
O comitê estadual do Rio Grande do Sul, em reunião realizada dia 25 de agosto, convocou a militância a se mobilizar para colocar em prática as tarefas decorrentes das conferências municipais e estadual, que ocorrerão neste próximo período. Acomp
Publicado 04/09/2007 12:55
O Comitê Estadual do PCdoB, em sua última reunião ordinária, convocou a 14ª Conferência Estadual do Partido, instância máxima de deliberação do coletivo partidário, para os dias 10 e 11 de novembro.
Também aprovou as normas e o calendário das Conferências Municipais que deverão se realizar no período de 15 de setembro até o dia 30 de outubro.
A Conferência Estadual e as Conferências Municipais se constituem num importante momento da vida democrática do nosso Partido. Através deste processo todos os militantes poderão exercer o seu direito de debater os rumos do Partido nos municípios e no estado e eleger as novas direções para um mandato de 2 anos.
Este não deve ser um momento qualquer. O PCdoB vive um momento especial em nosso estado e no país. Com a reeleição de Lula novos desafios se colocaram para darmos continuidade à luta mudancista. O PCdoB tem procurado dar sua contribuição para que este rico momento vivido pelo nosso povo possibilite a acumulação de forças, visando o avanço no rumo de um projeto nacional desenvolvimentista com distribuição de renda e valorização do trabalho e da aproximação de nosso objetivo estratégico, a construção do socialismo.
Diante desta realidade, novas responsabilidades e desafios se colocam para a luta dos comunistas. A luta institucional (de modo especial às eleições municipais de 2008), a luta do movimento de massas (entre eles a construção da nova Central sindical) e a luta de idéias, assumem um novo patamar e precisam de novas atitudes dos comunistas. Portanto, o processo da 14ª Conferência deverá preparar o Partido para dar respostas condizentes a estes novos desafios e eleger Direções Partidárias nos municípios e no estado, mais bem preparadas para conduzir o coletivo partidário neste novo cenário.
Para tanto, conclamamos todos os dirigentes e militantes para uma grande mobilização nestes próximos meses. É preciso que cada militante seja contatado para participar ativamente deste momento de discussão e deliberação do Partido. Cada filiado deve ser convidado a se incorporar neste processo e adquirir a carteira militante reforçando nossas fileiras com lutadores conscientes e organizados.
Para tanto, encaminhamos as seguintes medidas:
– Reunir imediatamente o Comitê Municipal ou Comissão Provisória para preparar o processo em cada município. Marcar as Assembléias de Base (onde existem Organismos de Base) e marcar a data da Conferência Municipal;
– Visitar todos os militantes e regularizar a contribuição anual (mínimo de R$10,00) para solicitar a carteira militante;
– Listar e visitar lideranças que possam ser convidadas para ingressarem no Partido. Os possíveis candidatos devem se filiar até o dia 30 de setembro e os demais até 7 dias antes da Conferência.
A Conferência deverá ser convocada por Edital, publicado com no mínimo 7 (sete) dias de antecedência, fixado em local de ampla visibilidade, com a ordem do dia, constando de:
1) Discussão e deliberação do documento sobre atuação partidária;
2) Eleição da nova direção municipal;
3) Eleição dos delegados à Conferência Estadual (conforme proporção estabelecida na normatização);
Conferência deve ser um grande ato de mobilização da militância e um ato político no município com ampla divulgação e repercussão no meio político.
Comitê Estadual do PCdoB/RS