Sobral se consolida como capital cearense dos esportes radicais
O Brasil é a pátria de chuteiras? Não há dúvidas quanto a isso, porém, em um país de dimensão continental como o nosso, culturas e gostos, sempre são revelados. Pensando nisso, a Prefeitura de Sobral decidiu construir uma pista de Skate com padrões intern
Publicado 04/09/2007 11:15 | Editado 04/03/2020 16:37
Logo após o Skate, o Bicicross também foi contemplado. Foi construído no Parque da Cidade, uma pista com características próprias para competições de todos os níveis do bicicross mundial. Além disso, Sobral ainda sedia eventos internacionais de Vôo Livre e Motocross.
Em maio deste ano, a Princesa do Norte foi palco, pelo quarto ano consecutivo, do Campeonato Brasileiro de Skate Profissional e do Campeonato Amador Norte-Nordeste. Lá estavam mais de 150 atletas, que competiram na categoria Street. O evento tem atraído os grandes skatistas profissionais como o papa-títulos “Ferrugem” e a mídia nacional.
No último fim de semana, Sobral foi invadida por cerca de 250 atletas de Bicicross do país inteiro. No sábado, dia 1, aconteceu, pelo terceiro ano seguido, o Campeonato de Supercross. Esse primeiro evento é a modalidade mais radical do Bicicross, onde o peso de pontuação se dá através dos vôos mais alucinantes e das manobras mais “iradas”.
A Copa do Brasil de Bicicross, aconteceu no domingo, já tem uma sistemática diferente, obedecendo a regras de caráter olímpico. Essa modalidade esteve presente no Pan do Rio e terá estréia em olimpíadas no ano que vem, nos jogos de Pequim. Para garantir o status de sede permanente, Sobral passou por uma adequação de uma consultoria internacional, tornando a pista nos moldes dos próximos jogos olímpicos.
O secretário de esporte e juventude de Sobral, Gilvan Paiva, mostra o retorno obtido no investimento desse tipo de atividades. “Além de uma clara inclusão social de parte dos jovens sobralenses na prática desses esportes, Sobral já contabiliza um grande retorno financeiro com o turismo de esportes radicais” atesta Paiva.
Só no evento de Bicicross, se estima uma ocupação de 80% na rede hoteleira da cidade. São mais de 50 empregos diretos, além do aquecimento nas vendas de restaurantes, lanchonetes, artesanato local e atividades de lazer. O sucesso de público mostra que em Sobral, hoje, a bola divide espaço com o skate e a bicicleta e que futuramente teremos nomes da terra liderando rankings no cenário nacional.
O Supercross e a Copa Brasil de BMX são eventos oficiais da Confederação Brasileira de Bicicross (CBBX) e têm apoio da Federação Cearense de Bicicross. A realização é da Tai Produções e Eventos. O patrocínio da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Esporte e Juventude.
Fonte: SEJUV/Sobral