Sem categoria

Belluzzo vai presidir Conselho Curador da TV pública

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor titular aposentado da Unicamp, será o presidente do Conselho Curador da rede pública de televisão – a TV Brasil – que o governo Lula lançará em dezembro. Seu nome deve ser oficializado em conversa ainda nes

Vencedor do prêmio Juca Pato em 2005, Belluzzo pediu autonomia para indicar os conselheiros. Lula, que torce pela Corinthians, disse ao palmeirense Belluzzo para nomear quem ele quisesse. E falou, em tom de brincadeira: ''Pode indicar até mesmo aqueles seus amigos lá do Palmeiras''


 


Para integrar o conselho, Belluzzo deseja convidar personalidades como a escritora Nélida Piñon, o documentarista Eduardo Coutinho e o rapper MV Bill. Ele também disse a Lula que pretende indicar conselheiros com trânsito em diversos partidos, inclusive no oposicionista PSDB. O próprio Belluzzo é amigo do governador de São Paulo, o tucano e palmeirense José Serra. Ambos costumam ver juntos jogos do Palmeiras.


 


A idéia de Belluzzo é que a rede pública se inspire na britânica BBC. Ele pediu a Lula uma quota fixa do orçamento federal para sustentar a rede. O presidente se comprometeu a atendê-lo. Belluzzo resiste a aderir a um modelo que permita publicidade nos moldes tradicionais em redes de TV – prefere que programas recebam patrocínios.


 


Economista afinado com o chamado pensamento ''desenvolvimentista'', Belluzzo tem sido um dos conselheiros informais de Lula desde o primeiro mandato. Sempre recusou cargos no governo Lula dizendo que não tinha perfil de executivo. Ele é consultor editorial da revista Carta Capital e acaba de ser indicado para o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


 


Na TV pública, uma diretoria-executiva responderá ao conselho presidido por Belluzzo. Segundo o Blog do Jorge Cunha Lima, a superintendência da TV deve ficar a cargo de Orlando Senna, atual secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.


 


Da Redação, com Folha Online e iG