Sem categoria

Convênio entre Londres e Venezuela reduz tarifa de ônibus

O governo venezuelano começou esta semana a subsidiar o transporte público londrino mediante um acordo firmado no começo de 2007 entre Hugo Chávez e Ken Livingstone, o prefeito de Londres.

O Convênio firmado, e muito criticado pelas direitas inglesa e venezuelana, prevê que a Venezuela fornecerá combustível para a frota londrina com redução de 20% do preço de mercado.



Em troca, técnicos da prefeitura de Londres irão assessorar a administração municipal de Caracas em temas relacionados a transporte, planificação urbana, turismo e proteção ao meio ambiente



O combustível venezuelano permitiu que a prefeitura de Londres reduzisse pela metade o valor das passagens na capital inglesa. Os principais beneficiários do programa serão mães e pais solteiros, desempregados, pessoas portadores de deficiência e aposentados por invalidez. Estima-se que o programa poderá atender 250 mil moradores de Londres



A iniciativa foi fruto de uma visita que Hugo Chávez fez, em 2006, à capital britânica a convite de Ken, o “vermelho”, como é conhecido o prefeito. O presidente venezuelano passou dois dias em Londres, sem no entanto se reunir com então primeiro ministro Tony Blair. Na ocasião participou de concorridos debates onde criticou duramente os EUA e a mídia corporativa.



Os famosos ônibus de dois andares de Londres estão circulando com grandes anúncios do convênio e o logo do governo bolivariano da Venezuela. A prefeitura de Londres publicou folhetos em 12 línguas explicando como funciona o convênio e quem está apto a utilizá-lo.



Fonte: Na periferia do Império