Sem categoria

Eleições na Palestina só depois de união, diz Abbas

O presidente palestino Mahmud Abbas prometeu na terça-feira (4) que não apoiará a realização de eleições antes que a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e a Cisjordânia, controlada pela Fatá, estejam reunificadas.

''As eleições não serão mantidas, a menos que a nação esteja unida'', disse Abbas em uma coletiva de imprensa com o chanceler da Áustria, Alfred Gusenbauer, em Ramalá.



Qualquer eleição deve ser realizada em Gaza, Cisjordânia e Jerusalém ao mesmo tempo, sublinhou Abbas.



No domingo, Abbas redigiu um decreto presidencial para ''modificar a lei eleitoral'', adotando o sistema completamente proporcional para substituir os distritos eleitorais semi-proporcionais.



A manobra foi considerada favorável para a Fatá de Abbas, contra o rival Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), nas futuras eleições. O movimento islâmico venceu as eleições parlamentares de janeiro deste ano.



O Hamas deté o controle da Faixa de Gaza depois de derrotar o movimento Fatá e as forças de segurança favoráveis a Abbas em meados de junho, o que fez com que Abbas formasse um ''novo governo'', chefiado pelo primeiro-ministro Salam Fayyad na Cisjordânia.