Sem categoria

Festa do Avante!: Não há festa como esta! (2ª parte)

O maior encontro político-cultural de Portugal é a Festa do Avante!. Leva o nome do jornal dos comunistas portugueses Avante! e tem a duração de três dias. Atualmente é realizada em território adquirido, a quinta (chácara) da Atalaia,

Um dos temas centrais da Festa este ano é a celebração dos 90 anos da Revolução Russa. Com destaque para a apresentação da Cantata Outubro, composta por Sergei Prokofiev nas comemorações dos 20 anos da revolução russa e que será interpretada pela Sinfonieta de Lisboa. A alusão a 1917 também estará em evidência na 15ª Bienal de Artes Plásticas que ocorre na Festa com a exposição “Arte e Revolução na Revolução de Outubro”, segundo informações do Avante!.



Tema polêmico: a Revolução de 1917



A escolha do tema é no mínimo ousada e demonstra a força do PCP em Portugal. Todos sabemos quão fortes são os ataques e as desqualificações ao legado da Revolução Russa na grande maioria dos países do mundo. Em Portugal não é diferente, é intenso o debate sobre o tema da festa e o PCP tem sido acusado de saudosista e apologista da violência. Soma-se a esta, a crítica quanto à participação do Partido Comunista Colombiano, como referência indireta à relação com as Farc.



É admirável, portanto, a altivez política do PCP e a capacidade de reunir milhares de pessoas, jovens em especial, que aderem por livre e espontânea vontade a uma festa que evoca a Revolução Vermelha de 1917. É uma demonstração esperançosa de que é possível, nos dias de hoje, confrontar o discurso hegemônico que tenta apagar a importância da vitória de outubro, não só para a atrasada sociedade russa, mas para milhares de trabalhadores oprimidos de todo o mundo que a revolução inspirou a lutar por seus direitos.



O cantinho do PCdoB



Outros destaques da Festa, divulgados pelo Avante!, são a participação das organizações regionais do PCP, trazendo o artesanato e a gastronomia de cada cantinho do país. O Pavilhão Central com uma exposição sobre “Portugal com Futuro”. As homenagens ao músico generoso e militante comunista Adriano Correia de Oliveira. A 15ª Bienal de Artes Plásticas. O Avanteatro com apresentações de teatro e dança. O Espaço da Ciência e Tecnologias com a exposição “Ciência sobre Rodas: da roda ao TGV”. O Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação com oficinas de demonstração, instalação e utilização de software livre. O Espaço da Juventude com o “Palco Novos Valores”. As atividades esportivas. E o Espaço Internacional com um espaço de debates e diversos stands de Partidos Políticos e Organizações de todo o mundo.



É no Espaço Internacional que se poderá encontrar, este ano, o cantinho do PCdoB na Festa do Avante!. Não é a primeira vez que o Partido participa, pois tem prestigiado a Festa já há alguns anos, sempre com uma delegação política de expressão e até com exposição de materiais e livros no stand da Editora Anita Garibaldi que já esteve na Feira do Livro e do Disco da Festa. Mas com um espaço próprio é a primeira vez.



No stand do PCdoB, propriamente decorado com a cara do Brasil, estarão em destaque os materiais do Vermelho, um dos sites de política brasileira mais acessados em Portugal, impressos, jornais e livros editados pela Anita. Além de bottons, camisetas, cartazes e bandeiras. Para dar mais gostinho de Brasil haverá cachaça, caipirinha e caipifruta.



Clique aqui para ver a primeira parte do artigo



* Intertítulos do Vermelho; mais sobre o Programa da Festa do Avante! em www.rtp.pt