Jornal A Classe Operária consolida novo formato

O novo formato do jornal A Classe Operária foi tema do debate da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB-MG na sua última reunião semanal, no dia 04 de setembro.

Durante os meses de junho e julho deste ano, quatro edições semanais foram lançadas numa parceira do Comitê Central com seis municipais, onde PCdoB de Betim foi o grande destaque. O conteúdo  de seis páginas foram preparadas pela comissão nacional de comunicação e as outras duas pelos municipais, com notícias de suas regiões. A impressão e distribuição  ficou a cargo do Comitê de cada uma destas cidades.


 


O balanço da fase de teste implementada, em reunião recente em São Paulo, o comitê municipal de Betim foi bastante elogiado, pela dedicação que encarou o desafio colocado. Os comunistas da cidade obtiveram o melhor desempenho, já que cumpriram com sucesso todas as etapas, desde a elaboração do conteúdo, a impressão e a distribuição de 1840 exemplares. Os betinenses inovaram na hora de imprimir os materiais, já que a orientação era que fosse feito por impressoras normais e na última edição e eles utilizaram uma gráfica, o que aumentou a qualidade e diminuiu os custos.


 


Todo o partido
Segundo o secretário de comunicação do PCdoB Betim, Cláudio Koller, o desempenho da iniciativa na cidade alcançou êxito em função do envolvimento de todo o coletivo partidário. “Ao receber o desafio de ser um dos municípios indicados para testar o novo formato da Classe Operária, a direção provocou um debate interno de convencimento iniciando pelo Comitê Municipal, Comissão Política e Organizações de Base sobre a necessidade de assumirmos a execução deste projeto e da dimensão política que ele representava”.


 


Outro aspecto que Cláudio destaca como positivo foi a possibilidade de produção de matérias a partir da ação dos comunistas da cidade, “O fato de o material conter um espaço exclusivo para o Comitê Municipal expor suas idéias foi fundamental para o sucesso abordados chamaram bastante a atenção dos leitores”.


 


Próximos passos
O testemunho apresentado pelo dirigente de Betim, incentivou a decisão já tomada de ampliar a experiência, daqui para a frente em parcerias com os comitês estaduais. Nas outras cinco cidades testadas, Rio, Guarulhos, Petrópolis, Niterói e Santos, o balanço foi positivo, apesar de algumas ter enfrentado certa dificuldade.


 


Os próximos passos serão debates realizados pela Comissão Nacional de Comunicação em alguns estados, para acertar os detalhes da empreitada. A idéia é começar a publicação das novas Classes em Novembro deste ano.