Sem categoria

PCdoB indica Olívia Santana para prefeita de Salvador

O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, em reunião realizada no dia 1/9, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, decidiu apresentar a candidatura da vereadora Olívia Santana à Prefeitura de Salvador. A proposta será debatida na Conferência


A reunião, para a qual foram convidados também todos os dirigentes estaduais que residem em Salvador, aprovou o documento “Momento de ousadia”, que servirá como texto base para os debates da Conferência Municipal. Ele destaca o cenário complexo da sucessão municipal na capital baiana e alerta para que não sejam permitidos retrocessos representados pela ampliação de espaços de forças políticas conservadoras, ao tempo que aposta em um novo projeto, mais ousado, que signifique avanços efetivos e consistentes para a cidade.



 


O PCdoB tem um histórico de atuação em Salvador que o credencia a reivindicar a cabeça de chapa nas eleições municipais de 2008. A militância comunista é presença de destaque nos movimentos sociais, sindical, estudantil, comunitário, na luta de gênero, anti-racista e por moradia. Ou seja, não existe mobilização social na cidade em que o partido não se faça presente. Está representado na Câmara Municipal com quatro cadeiras, realizando mandatos combativos e eficientes, elogiados por todos. À frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura marca positivamente a atual gestão. O PCdoB tem se constituído num pólo político reconhecido na cidade, atraindo neste ano, 300 novos filiados.


 


Pleitear a prefeitura é um desdobramento da ação de um partido político e com o protagonismo que possui o PCdoB na capital, é uma meta mais do que legítima. 


 


Olívia Santana, militante estudantil na década de 80, exerce o segundo mandato de vereadora na capital. É dirigente da União de Negros pela Igualdade e foi secretária de Educação e Cultura do município com desempenho elogiado, tendo marcado a sua gestão com vitórias como a implantação da matrícula informatizada e do estudo da cultura afro-brasileira. Candidata pela primeira vez à deputada federal nas últimas eleições, Olívia foi a terceira mais votada da esquerda na capital baiana, (37.803 votos), com votação abaixo apenas da deputada federal Lídice da Mata (PSB) que já foi prefeita da capital e do deputado Nelson Pelegrino (PT), por três vezes candidato à prefeitura.


 


Aliás, nomes com condições para concorrer ao cargo não faltaram ao PCdoB,  a exemplo da deputada federal Alice Portugal, eleita com grande votação para a Câmara dos Deputados, que junto com Olívia Santana foi muito bem votada na capital nas últimas eleições.


 


A reunião aprovou também que, em qualquer hipótese, o PCdoB apresentará 30% de candidatas na sua chapa de vereadores, como foi aprovado na Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher realizada em março deste ano. Também indicou 20 camaradas para que desde já iniciem a construção política de suas candidaturas, além de listar outra 20 áreas de atuação do partido onde podem ser construídas candidaturas.



 


Foi apresentada ainda, uma lista com líderes políticos e sociais na cidade que têm procurado o partido e se apresentado como potenciais candidatos e candidatas pela legenda, a qual será analisada posteriormente pela direção partidária.


 


Agora, segundo o presidente municipal do PCdoB, Geraldo Galindo, é aproveitar o momento de entusiasmo e ebulição que o partido vive para construir uma grande Conferência Municipal que lance as bases para um projeto eleitoral ousado e consistente para 2008.


 


De Salvador,


Emanoel Souza